Europa teve mais de 380 jogos manipulados, diz polícia

Uma ampla investigação sobre manipulação de resultados identificou mais de 380 partidas suspeitas, incluindo jogos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e da Eurocopa, além de dois duelos da Liga dos Campeões da Europa. As evidências encontradas apontam que um grupo criminoso de Cingapura está intimamente envolvido com a manipulação.

“Este é um dia triste para o futebol europeu”, disse, nesta segunda-feira, Rob Wainwright, diretor da organização policial da União Europeia, a Europol. Ele afirmou que a investigação descobriu “atividades de manipulação de resultados em uma escala que não vimos antes”

A investigação apontou lucros de 8 milhões de euros nas apostas e pagamentos de 2 milhões de euros em subornos a jogadores e árbitros, o que já levou a vários processos. Wainwright disse que o envolvimento do crime organizado “destaca um grande problema para a integridade do futebol na Europa”.

Ele afirmou que uma rede criminosa baseada em Cingapura estava envolvida na manipulação de resultados e gastou até 100 mil euros por partida para subornar jogadores e árbitros.

Ainda não está claro quantos dos jogos mencionados nesta segunda foram revelados em escândalos anteriores de manipulação de resultados em países como Alemanha e Itália.

Wainwright e outros envolvidos nas investigações se recusaram a identificar qualquer um dos suspeitos, jogadores ou partidas envolvidos, citando que as investigações ainda estão em curso.

Ele disse que enquanto muitas partidas manipuladas já eram conhecidas, a investigação da Europol comprovou o envolvimento generalizado do crime organizado no esquema fraudulento. “Esta é a primeira vez que estabelecemos provas substanciais de que crime organizado já está operando no mundo do futebol”, afirmou.

Wainwright ressaltou que agora há um “esforço concentrado” em todo o mundo do futebol para combater a corrupção.

Voltar ao topo