Colômbia vence e leva título do Sul-Americano Sub-20

A Colômbia se sagrou campeã do Campeonato Sul-Americano Sub-20 ao vencer o Paraguai por 2 a 1, em jogo encerrado no final da noite do último domingo, em Mendoza, na Argentina. Com o resultado, o país encerrou na liderança o hexagonal final da competição, com 12 pontos, enquanto os paraguaios ficaram com a segunda colocação, com dez.

Quintero e Vergara marcaram os gols do triunfo colombiano, enquanto Jorge Rojas descontou para o Paraguai. Com o triunfo, a Colômbia conquistou pela terceira vez em sua história o Sul-Americano Sub-20, depois de ter levado o título da competição em 1987 e 2005.

A terceira colocação desta edição do torneio ficou com o Uruguai, que no último domingo derrotou o Equador por 1 a 0 e fechou o hexagonal final com nove pontos. O resultado também assegurou aos uruguaios uma vaga no Mundial de 2013, que será realizado na Turquia.

O Chile também assegurou uma vaga no principal torneio da categoria ao empatar por 1 a 1 com o Peru, em outro duelo deste domingo, e fechar o Sul-Americano Sub-20 na quarta posição, com sete pontos. Os peruanos ficaram em quinto lugar, com cinco pontos, enquanto os equatorianos não somaram sequer um ponto e foram os últimos colocados do hexagonal.

Desta forma, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Chile foram as quatro seleções classificadas ao Mundial por meio da disputa do Sul-Americano Sub-20. Já o Brasil, atual campeão mundial e tricampeão continental da categoria, deu vexame ao ser eliminado já na primeira fase desta edição do torneio. A Argentina, por sua vez, se despediu da competição no seu estágio inicial mesmo atuando como anfitriã.

Voltar ao topo