Defesa do Paraná tem sido o grande diferencial do time

A eficiência do setor defensivo do Paraná Clube neste Campeonato Paranaense, que sofreu apenas um gol em cinco jogos, tem sido o grande diferencial do Tricolor na briga direta com Coritiba e Londrina pelo título do primeiro turno do certame. Um desempenho tão bom assim no começo de um Estadual não é visto pelos lados da Vila Capanema desde 1995, quando naquela temporada o time paranista, nas cinco primeiras rodadas, passou em branco sem sofrer um gol se quer.

Para o zagueiro Anderson, que desde a Série B do ano passado forma a dupla de zaga ao lado de Alex Alves, o empate sem gols no clássico diante do Coritiba comprovou a eficiência do setor defensivo do Tricolor. “Temos um gol sofrido até agora no Campeonato Paranaense, que foi de pênalti e que não merecíamos ter tomado. Mostramos contra o Coritiba, que é um adversário de muita qualidade, o nosso bom desempenho na defesa”, disse o defensor paranista.

Desde que começou a disputar o Campeonato Paranaense, em 1990, o setor defensivo do Paraná Clube se mostrou bastante irregular no início da competição. Além da temporada de 1995, quando não sofreu gols nos primeiros cinco jogos, em 1992 a defesa do Tricolor registrou outra boa marca. Nas cinco primeiras partidas daquele Estadual, o time paranista sofreu apenas um gol, igualando a marca deste ano.

Por outro lado, as piores campanhas do setor defensivo do Paraná nas cinco primeiras rodadas de um Campeonato Paranaense foram registradas a partir da década de 2000. Em 2001, o time paranista tomou nove tentos nos primeiros cinco compromissos, enquanto nos estaduais de 2003 e 2007o setor defensivo do Tricolor falhou em oito oportunidades nos primeiros cinco jogos do certame.

Entretanto, foi no Campeonato Paranaense de 2011, quando o Paraná Clube acabou rebaixado para a Divisão de Acesso do Estadual, que registrou-se o pior desempenho da defesa paranista no início do certame. Foram nada menos do que 11 gols sofridos em cinco partidas e um indicativo de que o torcedor sofreria naquele ano. Meses depois, ocorreu a inédita queda para a Segunda Divisão estadual.