Perto da volta, Nadal diz ver tênis ‘limpo’ de doping

Prestes a fazer o seu retorno às quadras, fato que ocorrerá na próxima semana no Torneio de Viña del Mar, Rafael Nadal afirmou neste sábado, no Chile, esperar que o tênis siga “limpo” e sem casos de doping. O espanhol lembrou que a modalidade já teve casos de atletas flagrados usando substâncias proibidas, mas enfatizou que eles foram raros, principalmente se forem comparados ao número de ocorrências deste tipo em outras modalidades.

Por causa de uma lesão crônica no joelho esquerdo, o atual quinto colocado do ranking mundial não joga desde o final de junho do ano passado e ressaltou que, durante período de ausência do circuito profissional, foi submetido a seis exames antidoping de sangue e urina. E ele defende que o rigor nos testes siga grande para coibir a adoção de métodos ilegais por parte dos tenistas.

“Quero ter a certeza de que o rival que tenho pela frente está igualmente limpo como eu. Ou seja, se tiver que passar por um controle (antidoping) a cada semana, não vejo nenhum problema para combater o que tem acontecido em outros esportes”, disse Nadal, em entrevista coletiva em Viña del Mar. “No tênis, até agora, por sorte, (o doping) é algo que aconteceu em muito poucas ocasiões. O tênis segue sendo um esporte limpo como foi ao longo de praticamente toda a sua história”, completou.

O uso de doping no esporte ganhou grande destaque no mês passado, quando o ex-ciclista Lance Armstrong admitiu, em entrevista concedida nos Estados Unidos, ter se beneficiado constantemente de vários métodos de dopagem para levar vantagem sobre os seus adversários. Ou seja, o antes consagrado atleta admitiu que é uma fraude no ciclismo e se tornou uma das maiores decepções da história do esporte.

Além de falar sobre doping e das expectativas que tem em seu retorno ao tênis, Nadal soube neste sábado qual será o seu provável adversário na estreia do Torneio de Viña del Mar. Ele pegará o ganhador da partida entre o argentino Guido Pella e um tenista que virá do qualifying da competição. A estreia do espanhol será na quarta-feira, um dia depois de fazer o seu primeiro jogo na disputa de duplas do ATP 250 chileno atuando ao lado do argentino Juan Monaco.

Voltar ao topo