Hoje o bicho pega

Domingo é dia de clássico do futebol paranaense

Paraná Clube e Coritiba, após quase cinco anos, voltam a se encontrar em um clássico de muito equilíbrio e decisivo para o futuro das equipes na disputa do título do primeiro turno do Campeonato Paranaense. Adversários frequentes nas grandes decisões dos anos 1990, os clubes seguiram trajetórias distintas na década passada e deixaram de proporcionar aos seus torcedores o clima de rivalidade, que agora volta à tona. Quem vencer o duelo de amanhã fica com caminho aberto para garantir presença na finalíssima do Estadual.

Desde 2008, quando paranistas e coxas se encontraram na semifinal do Paranaense daquele ano, não se via uma motivação tão grande em torno do clássico. Muito por conta da distância técnica entre os times. De um lado, o Paraná, quase sempre em dificuldades, e tentando se reorganizar; do outro, o Coritiba, que nas últimas temporadas passou raspando na conquista da Copa do Brasil e corre atrás de um tetracampeonato paranaense. O bom início do Tricolor, aliado ao desinteresse do Atlético na competição, transformam o Paratiba no principal clássico desta temporada. Pelo menos em se tratando da disputa doméstica.

Um clima que remete a um passado nem tão distante, quando Paraná e Coritiba proporcionaram disputas memoráveis. Não ao acaso, o clássico abriu a história do Tricolor. Em 1990, os clubes se enfrentariam pela primeira vez, justamente no jogo de estreia do recém-fundado Paraná Clube. Um gol de Paulo César Campinas, aos 34 minutos do primeiro tempo selou o placar do jogo: 1 x 0 para o Alviverde, que assim “batizou” o rival. Porém, os anos seguintes seriam marcados por conquistas do Tricolor, muitas delas sobre o próprio Coritiba.

A começar pelo primeiro título do clube, em 1991. O jogo disputado em 8 de dezembro, no Couto Pereira, terminaria com um empate por 1 x 1. Mais de 23 mil torcedores acompanharam o jogo e a maioria “explodiu” em festa aos 19 minutos do segundo tempo, quando Ednelson marcaria o gol do título. História que se repetiria em 1995, 1996 e 1997. Tendo o Coritiba como “coadjuvante”, o Paraná foi tetracampeão paranaense, assumindo a condição de “papão” de títulos.

O troco verde e branco viria somente em 1999. Num ano no qual o Paraná pintou como o grande time do Estadual, o Coritiba confirmou o peso de sua camisa em três jogos emocionantes. Na finalíssima, em 10 de julho, no Pinheirão, o time do Alto da Glória conseguiu uma “virada” histórica. O Tricolor abriria 2 x 0 logo no início da partida. Mas, com gols de Cléber e Darci, o Coxa empatou e pôs fim ao jejum de dez anos sem títulos, apimentando a rivalidade entre os clubes. Um clima que todos imaginam que estará presente no jogo de hoje. Independentemente do resultado da partida, já há um vencedor: o futebol paranaense.

Voltar ao topo