Astro do judô japonês é condenado por abuso sexual

Duas vezes campeão olímpico de judô, Masato Uchishiba foi condenado nesta sexta-feira a cinco anos de prisão por ter abusado sexualmente de uma menor de idade, integrante de um clube universitário de judô, em 2011.

Ao anunciar a sua sentença, o juiz Tomonao Onizawa afirmou que o tribunal local “não pode confiar” nas afirmações de Uchishiba, que alegou que o ato sexual praticado com a estudante foi protagonizado com o consentimento da mesma, reportou a agência de notícias japonesa Kyodo.

Uchishiba, de 34 anos, levou a medalha de ouro na categoria até 66kg dos Jogos de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008, e deverá apelar contra a decisão da Justiça. Ele foi condenado após ter sido acusado de se aproveitar sexualmente de uma menor enquanto ela dormia.

O juiz do caso disse que a acusação de agressão sexual tinha fundamento, tendo em vista o fato de que a menor supostamente não teria como reagir por estar embriagada. Os promotores locais acusaram Uchishiba de induzi-la a beber em demasia e assim deixá-la incapacitada de se defender contra o abuso.

Uchishiba foi preso anteriormente em dezembro de 2011, após ter sido acusado de cometer violação sexual, e a Confederação Japonesa de Judô o proibiu de participar de todas as competições da modalidade a partir de janeiro de 2012.

Essa foi a segunda nota triste envolvendo um nome de peso do judô do Japão em apenas dois dias. Na última quinta-feira, Ryuji Sonoda, treinador da seleção feminina japonesa da modalidade, renunciou ao seu cargo após acusações de que ele abusou fisicamente de atletas durante um período de treinos para os Jogos de Londres.

A Confederação Japonesa de Judô confirmou que Sonoda usou de violência após a revelação de que 15 atletas enviaram uma carta ao Comitê Olímpico Japonês, no final do ano passado, denunciando que tinham sido submetidos a perseguição e a violência física por Sonoda durante a preparação para a Olimpíada de 2012.

Voltar ao topo