Samir Barel quer fazer as mais difíceis travessias a nado do Planeta

Desafio levado ao pé da letra. O nadador brasileiro Samir Barel (Novac Sports) quer completar as maiores e mais difíceis travessias a nado do Planeta. Provas disputadas por um seleto grupo de nadadores, que exigem resistência, força, muito preparo físico e psicológico e, acima de tudo, determinação e coragem. Mais do que buscar resultados, o competidor de Campinas, quer superar desafios, vencer aventuras.

E o primeiro compromisso já demonstra o quão difícil será cumprir esse objetivo. Samir decidiu encarar a mais longa prova oficial de maratona aquática disputada no Mundo. No próximo dia 10, ele enfrenta a temida 19ª Maratona Hernandarias-Paraná, na Argentina, com nada menos que 88 km no Rio Paraná. A disputa, que faz parte do Grand Prix de Maratona Aquática realizado anualmente pela FINA (Federação Internacional de Natação), é tão dura, que só 24 pessoas estão inscritas, 14 homens (sendo Samir o único brasileiro) e 10 mulheres. Entre os participantes, nadadores olímpicos e recordistas dos principais desafios na modalidade.

Depois dessa prova, a lista de provas pode até assustar: Canal da Mancha, entre Inglaterra e França, com 34 km, prevista para 2014; Travessia da Ilha de Manhattan, nos Estados Unidos, com 42 km; os 200 km no Rio Hudson, também nos Estados Unidos, realizada em sete dias; Travessia Capri Napoli, na Itália, com 36 km, e a Travessia do Estreito de Gibraltar, entre Espanha e Marrocos, com 26 km.

Voltar ao topo