Contra o Jotinha, Marquinhos aposta no quinteto fantástico

O time ideal do Coritiba vai, finalmente, saindo do papel. Ou da imaginação do técnico da equipe, Marquinhos Santos. Com quase todos os jogadores do elenco à disposição – as exceções ficam por conta do meia argentino Dario Bottinelli e do zagueiro Leandro Almeida, ainda em fase final de preparação física, além dos atletas que estão no departamento médico -, o leque de opções que o comandante dispõe aumentou consideravelmente, sobretudo em se tratando do sistema ofensivo.

O ataque, aliás, deve ser a marca da equipe na temporada. No treinamento realizado ontem, no CT da Graciosa, o que se viu em campo foi um Coritiba superofensivo, com apenas um volante e recheado de atletas com potencial ofensivo. Marquinhos Santos não confirmou a escalação, mas praticamente definiu o time titular que encara o J. Malucelli, amanhã, às 18h, no Couto Pereira. “Nós vamos avaliar, temos o treinamento de amanhã [hoje] ainda pqra qualificar melhor o trabalho e estudar melhor o adversário”, disse, propenso a escalar Robinho, Alex, Rafinha, Júlio César e Deivid.

Além do poder de fogo, outra característica atribuída ao Alviverde, trabalhada intensamente, é a forte marcação. A principal novidade do treino foi a manutenção de três jogadores que foram bem na vitória contra o Cianorte (2 x 0). Patric, Robinho e Júlio Cesar figuraram no time titular. Sobre o trio, Marquinhos Santos disse se tratar de jogadores interessantes para o desenvolvimento tático que ele tem em mente. “São jogadores interessantes, que apresentaram características importantes para o desenvolvimento tático do jogo. Nós vamos usar muito a estratégia em função do adversário, em função da competição. Estamos passando agora a trabalhar com um grupo uniforme, e nessa unidade vamos procurar avaliar a condição de cada atleta, a cada jogo”, avalia.

Ainda de acordo com o treinador, o ideal neste momento é dar ritmo de jogo a todo o elenco e, à medida que os atletas estiverem mais soltos, o conjunto ideal passa a ganhar forma. “Hoje nós temos um grupo qualificado e esse grupo está se transformando numa equipe homogênea. Eu vejo que é importante dentro do Paranaense nós estarmos dando ritmo a todos os atletas, fazendo um elenco forte pra seqüência do ano e procurando conquistar esse tetracampeonato”, finaliza. Desta forma, o conjunto que deve ir pro jogo contra o Jotinha tem Vanderlei, Patric, Luccas Claro, Escudero e Eltinho; Willian, Robinho, Alex e Rafinha; Julio Cesar e Deivid.