Será?

Oficialmente, obras na Arena avançaram apenas 1%

A visita que membros da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) realizaram ontem à Arena da Baixada confirmou que as obras de adequação do estádio avançaram apenas 1% em janeiro. Saíram de 54% para 55%, conforme revelou o secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha, apesar dos mais de R$ 26 milhões já terem sido liberados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à CAP S/A, empresa criada para gerenciar a reforma e comandada pelo presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia.

No entanto, o poder público crava que a Arena da Baixada estará pronta para a Copa do Mundo em 30 de novembro deste ano. Essa data, aliás, já foi alterada quatro vezes nos meses recentes. Passou de março para agosto, depois dezembro e, agora, recuou para novembro. Porém, para cumprir essa promessa, o canteiro de obras no estádio precisará avançar 4,5% ao mês a partir de fevereiro.

Um outro problema, revelado por Mário Celso Cunha, é que a CAP S/A só conseguirá receber a segunda parcela do financiamento do BNDES quando as obras do novo setor da Arena da Baixada atingirem 30%. O secretário informou que faltam 3% para que essa porcentagem seja atingida. “É uma verba importante para a sequência das obras. Acredito que em 30 dias a CAP S/A deva estar recebendo a segunda parcela do financiamento. Isso depende também da prestação de contas que o clube precisa fazer junto ao BNDES”, cravou Cunha.

Já o secretário municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro, enxergou empecilhos técnicos para o avanço veloz da obra. De acordo com ele, há pontos críticos na remodelação do estádio que carecem de reforço estrutural para que a Arena possa receber a cobertura. “São pontos críticos, mas não estão atrasados. São estruturas principais que estarão suportando as estruturas metálicas de cobertura. Acredito que até 30 de abril toda esta parte estará pronta e a parte interior será liberada para outras frentes”, projetou.

Lucilia Guimarães/IPPUC
Membros da Fifa e do COL visitaram a Arena, ontem, sem ser ciceroneados por Petraglia.