Campeã mundial, nadadora chinesa é punida por doping

A Federação Internacional de Natação (Fina) anunciou nesta terça-feira que a chinesa Li Zhesi, ex-recordista mundial, foi suspensa por dois anos após testar positivo para EPO em um exame antidoping. A entidade explicou que o treinador da nadadora, que não foi identificado, acabou sedo punido pela Federação Chinesa de Natação pelo envolvimento no caso, também por dois anos.

Li Zhesi deu positivo em exame antidoping realizado em março de 2012, fora do período de competição. O resultado do teste foi revelado semanas antes do começo dos Jogos de Londres, o que a deixou fora da última edição da Olimpíada.

Aos 14 anos, Li Zhesi nadou o estilo livre na equipe de revezamento 4×100 metros medley da China que bateu o recorde mundial e venceu a prova no Mundial de Esportes Aquáticos de 2009, em Roma. Essa marca foi quebrada pelos Estados Unidos nos Jogos de Londres.

A chinesa também faturou a medalha de prata na mesma prova no Mundial de 2011, disputado em Xangai, além de ter conquistado o ouro nos 50 metros livre dos Jogos Asiáticos de 2010, realizados em Guangzou.

Voltar ao topo