Campanha do Atlético no Paranaense entre as piores

Ainda sem vencer, e com pouco mais de 20% de aproveitamento no Estadual, a versão 2013 do Atlético começa a entrar para a história, mas negativamente. Motivo: a 8.ª colocação do Rubro-Negro, depois de três rodadas, está entre as piores alcançadas pelo clube desde a sua fundação, em 1924. O time atual já se equipara aos anos de 1967 e 1980, quando o Furacão registrou as mais fracas  campanhas de sua história do Campeonato Paranaense.

Em 1967, o Atlético teve muitas dificuldades. Em um campeonato disputado por pontos corridos, e em dois turnos, acabou na última colocação e rebaixado para a Segunda Divisão. Foi salvo por uma virada de mesa no ano seguinte, comandada pelo seu presidente recém-eleito na época, Joffre Cabral e Silva, que fez o clube permanecer na elite do futebol estadual. Antes, porém, na década de 1930, o Rubro-Negro repetiu os maus desempenhos. Em 1932 e em 1933, quando apenas cinco times participaram do Paranaense, o Rubro-Negro terminou na última posição.

Já em 1980, o time escapou da degola por pouco. Sem grandes atuações, e com um time modesto, o Atlético não passou de um 10.º lugar na primeira fase, ficando de fora da etapa decisiva do certame. Com isso, foi obrigado a disputar o torneio da morte para se livrar do rebaixamento e acabou campeão.

Em se tratando de início de Campeonato Paranaense, a campanha ruim de agora não era vista desde 1986. Naquele ano, o time atleticano também conquistou dois pontos em três partidas: empates contra Toledo e Matsubara e derrota para o Coritiba marcavam, até então, o pior desempenho do Furacão nas primeiras três rodadas do Estadual.

O cenário poderia ser pior. No campeonato deste ano, o Atlético só não está na zona de rebaixamento graças ao empate conquistado diante do Nacional (1 x 1) na semana passada, através de um pênalti contestável marcado a favor do Rubro-Negro. Sem o ponto conquistado no Norte do Estado, o time atleticano estaria hoje amargando a penúltima posição na tabela.

No entanto, insensível à má campanha, a diretoria mantém o planejamento inicial, com a realização de uma parte da pré-temporada do time principal na Espanha, dos dias 1.º a 14 de fevereiro. Significa que o grupo sub-23 deverá representar o Atlético pelo menos até a 9.ª rodada (antepenúltima) do 1.º turno Estadual. Pelo cronograma, a equipe titular só deve entrar em campo, pelo Estadual, no Atletiba da 10.ª rodada. Resta saber em que situação ele encontrará o Rubro-Negro no campeonato.