Fifa suspende peruano por doping em Eliminatórias

A Fifa anunciou nesta segunda-feira a suspensão por 30 dias de um jogador da seleção do Peru por doping. O atleta, cujo nome não foi confirmado pela entidade, foi flagrado com teste positivo ao fim da partida contra a Bolívia, em La Paz, no dia 12 de outubro, em rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2014.

A Fifa não informou o nome do jogador por causa de suas regras, que não permitem a divulgação dos detalhes sobre o episódio até a realização de uma audiência sobre o caso. A entidade também restringiu o nome da substância flagrada nos testes com amostras A e B, contraprova exigida pela Federação Peruana de Futebol.

Mesmo com a confidencialidade da Fifa, a imprensa peruana já noticiou que o jogador flagrado no exame é o meia Joel Sánchez, da Universidad San Martín. Ele admitiu a utilização da substância Metilhexanamina, proibida pela Agência Mundial Antidoping. A Fifa, porém, ainda não confirmou a identidade do jogador suspenso.

A entidade notificou a Federação Peruana no dia 22 de janeiro. O atleta tem até esta segunda para indicar se quer se manifestar em uma audiência com a Fifa. Mesmo se não participar de uma audiência, o jogador e/ou a Federação tem até o dia 6 de fevereiro para apresentar defesa.

Após se defender da acusação de doping, o jogador poderá receber suspensão mais longa, de até dois anos, o que já aconteceu em outros esportes, por conta de doping pela mesma substância.

Voltar ao topo