Em Curitiba

Em Curitiba, Coxa domina 44 bairros e Furacão 31

Atlético e Coritiba dividem a preferência da maioria dos torcedores da Capital de forma praticamente igualitária. Com 22,55% da torcida, o Furacão aparece em primeiro, mas o Coxa vem logo atrás com 21,54%. Dentro da margem de erro do levantamento da Paraná Pesquisas, que varia de um a três pontos percentuais, significa que há empate técnico entre os clubes. Porém, analisando a pesquisa feita de janeiro a novembro de 2012 sob o aspecto territorial, a situação muda de figura.

No levantamento, a Capital foi dividida em nove regiões. Apenas em três delas o Alviverde conta com mais torcedores. Nas outros seis, o domínio é rubro-negro. Entretanto, se contabilizar bairro a bairro, o Coritiba é quem tem maior preferência. Curitiba conta com 75 bairros, sendo 44 deles (58,7%) com a maioria dos torcedores preferindo o Coxa, contra 31 (41,3%) de domínio atleticano. Nenhum bairro teve como maioria torcedores de outro time. Todos são “monopolizados” pela dupla Atletiba.

 

Além disso, é muito clara a divisão da cidade entre alviverdes e rubro-negros. Enquanto a região norte é praticamente toda verde e branca, a região sul se pinta de vermelho e preto. Outro ponto curioso é que os bairros de maior poder aquisitivo têm preferência pelo Coritiba, casos como Alto da Glória – onde fica o Couto Pereira -, Alto da XV, Batel, Bigorrilho, Cabral, Centro Cívico, Jardim Botânico, Jardim Social e São Lourenço. A única exceção é o Água Verde, reduto atleticano – principalmente por ser onde fica localizada a Arena da Baixada.

 

O Furacão, inclusive, vê sua maioria de torcedores morarem em bairros mais distantes do centro, como Alto Boqueirão, Fazendinha, Ganchinho, Novo Mundo, Tatuquara e Xaxim. Curiosamente, apesar da maioria dos bairros ser coxa-branca, o fato de as regiões mais populosas terem um domínio rubro-negro explicam o porquê de o clube ser o primeiro no ranking de torcidas.

Segundo o censo 2010, os bairros mais populosos são a Cidade Industrial (172.669 habitantes), Sítio Cercado (115.525), Cajuru (96.200), Boqueirão (73.178) e Uberaba (72.056). Todos redutos do Atlético. Além disso, dos cinco bairros com mais habitantes por quilômetro quadrado, quatro têm a maioria de torcedores do Furacão: Água Verde (10.795 hab/km2), Atuba (10.595), Sítio Cercado (10.386) e Vila Izabel (9.587). O único em que a preferência é pelo Alviverde é o Centro, que conta com 11.308 habitantes por km2.

Paraná Clube

Comparado aos dois principais rivais, o Paraná Clube fica muito atrás na preferência dos torcedores nos bairros. A região em que o Tricolor conta com mais adeptos é a que abrange Água Verde, Fanny, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Novo Mundo, Parolin, Portão, Santa Quitéria e Vila Izabel, com 10,08% – metade do Coritiba (20,19%) e 15% atrás do Atlético (25,71%).

Em alguns bairros, a torcida paranista não representa nem 5% da população da região, casos como Campo Santana, Capão Raso, Caximba, Pinheirinho, Tatuquara, Ganchinho, Sítio Cercado, Umbará, Augusta, CIC, Riviera e São Miguel. Nestes bairros, inclusive, a preferência pelo Paraná fica atrás até do Corinthians, que conta com uma média de 9% dos torcedores.

*Pesquisa cedida pela Gazeta do Povo