Judô brasileiro ganha 5 de ouro e 3 de bronze no Canadá

A seleção brasileira de judô teve um começo arrasador no Campeonato Pan-Americano, nesta sexta-feira, em Montreal, no Canadá. O Brasil conquistou oito medalhas nas oito categorias disputadas no primeiro dia de competição, sendo cinco de ouro (Rafael Silva, Renan Nunes, Leandro Guilheiro, Mayra Aguiar e Maria Portela) e três de bronze (Eduardo Bettoni, Maria Suelen Altheman e Mariana Silva). Neste sábado, outros seis judocas entram em ação.

O título no Pan-Americano foi especialmente importante para Maria Portela. Com a medalha de ouro, ela garantiu a classificação para Olimpíada na categoria até 70kg. “Assegurar a vaga olímpica ganhando o Pan e vencendo a cubana (Onix Cortes Aldama) e a colombiana (Yuri Alvear), sem dúvida, é uma motivação a mais”, comemorou a ginasta gaúcha. “A vaga foi suada e conquistada nos últimos meses do ciclo. Teve um sabor especial. Batalhei muito para isso.”

Favoritos à medalha na Olimpíada de Londres – ambos são líderes do ranking mundial em suas categorias -, Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar também conquistaram ouro no Pan-Americano. “Tenho três meses para melhorar todos os aspectos do meu judô até a Olimpíada”, afirmou o judoca do peso até 81kg. “Estou fazendo tudo certo. A cada medalha que conquisto vejo que o sonho de subir ao pódio olímpico é real”, avaliou a atleta do meio-pesado (até 78kg).

Voltar ao topo