Cielo fatura ouro nos 100m livre, mas lamenta tempo

Ao contrário da acirrada disputa do dia anterior, nos 100 metros peito, a definição dos dois classificados brasileiros para os 100m livre nos Jogos de Londres foi mais tranquila na noite desta sexta-feira, no quarto e penúltimo dia do Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. Os dois nadadores que já tinham os melhores tempos antes da competição, Cesar Cielo e Nicolas Oliveira, mantiveram as vagas. Nos 50m peito, Felipe França fez o melhor tempo do ano, com 26s87.

Dono do atual recorde mundial na prova, Cielo havia ficado apenas em quinto lugar nas eliminatórias, pela manhã, mas venceu a final, com tempo de 48s28. Maior esperança de medalha da natação brasileira em Londres, Cielo queria mais uma vez fazer o melhor tempo da carreira na era pós maiôs tecnológicos, a exemplo do que conseguiu nos dias anteriores, nos 50m livre e borboleta, mas alegou cansaço e lamentou seu desempenho aquém do esperado. Ele já afirmou que, em Londres, pretende buscar o ouro tanto nos 100m quanto nos 50m livre.

Em segundo lugar na final ficou Marcelo Chierighini, com 49s05. Na eliminatória, ele conseguiu índice olímpico ao fazer 48s79 e, apesar de não ter ficado com uma das vagas individuais, está com o quarto melhor tempo na prova entre os nadadores brasileiros e, com isso, tem forte chance de disputar o revezamento 4x100m livre.

A definição dos integrantes do revezamento vai ficar para a Tentativa Olímpica, que será realizada também no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio, entre 9 e 12 de maio. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) informou nesta sexta que está negociando com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a possibilidade de levar mais um ou dois atletas, que seriam os reservas do revezamento.

CLASSIFICADO – Mesmo com uma das vagas na prova individual, Nicolas Oliveira se disse decepcionado com o tempo que fez na final (fez 49s46 e ficou em quarto lugar). “Estou aliviado pela classificação, mas não fiquei nem um pouco feliz com o resultado. Nunca me preparei tanto em toda minha carreira, nunca abdiquei tanto de tanta coisa”, disse.

Mas ele está confiante para Londres. “Tenho certeza, mais que absoluta, que alguma coisa muito boa está me aguardando no futuro, pelo tanto que venho me dedicando”.

Nos 400m medley (prova na qual já está classificado para os Jogos), Thiago Pereira, do Corinthians, terminou em primeiro (fez 4m13s48), mas não gostou do resultado.

“A competição é bem longa. Não é fácil uma semana inteira de provas, revezamentos, eliminatórias, finais. Queria ter nadado na casa de 4m11s00, mas até pelo desgaste está bom”, disse.

Voltar ao topo