Especial

Assis e Washington marcaram história no Furacão

O nome do cara era Augusto. Posição: lateral-dreito. Era raçudo, promissor e estourou no Atlético no começo de 1982, a ponto de chamar a atenção do Internacional de Porto Alegre. O colorado gaúcho não melindrou. Fez proposta para levar a revelação rubro-negra para os Pampas. Pagou boa grana e ainda por cima, para amaciar o investimento, ofereceu um pacote de jogadores que não estavam em seus planos. Entre os quais, os atacantes Assis e Washington. Quando os reforços foram anunciados no Furacão, em março de 1982, a Tribuna os tratou como refugos e corneteou: mau negócio. Dois meses depois, todo mundo sorria. Os caras abafaram. E ninguém sentiu saudades de Augusto. Nasceu assim a história do Casal 20, que está completando 30 anos.

Assis e Washington – o primeiro com 29 anos e o segundo um jovem de 22 anos – chegaram a Curitiba juntamente com outros dois jogadores (João Carlos e Petri) e se apresentaram ao Rubro-Negro no dia 18 de março de 1982. Mas em Curitiba, o negócio empacou. Em sua edição de 19 de março, a Tribuna estampou foto de três jogadores com a camisa rubro-negra: em cima de cada jogador, um xis vermelho e o título: “Pediram alto. Furou pacote do Atlético.”

O então presidente do clube, Onaireves Moura, tirou o corpo fora. Disse que os jogadores pediram o dobro do combinado, e que o assunto era do diretor de futebol João de Oliveira Franco. Quando voltou a Curitiba, e soube que o negócio melou, Oliveira Franco estrilou e subiu nas tamancas. Crise no Atlético. Depois de fazer exames, os três jogadores sentiram o clima pesado. Só Washington ficou, contratado por 8 milhões de cruzeiro (equivalente a R$ 300 mil). O resto voltou para Porto Alegre no dia 19 mesmo. Mas Oliveira Franco não desistiu da parada.

Como havia feito má campanha na Taça de Ouro – hoje Série A do Campeonato Brasileiro -, ficando em último lugar no grupo P, o Atlético precisava ir bem no Campeonato Paranaense, que começaria dia 2 de maio de 1982. Afinal, o clube estava na fila desde 1970. Por isso, a diretoria retomou as negociações com Assis. Dia 31 de março, um novo negócio foi sacramentado. Assis veio, o valor de Washington ganhou um abatimento e o lateral Augusto foi para o Internacional custando 2 milhões de reais (aproximadamente R$ 75 mil). Estava selado o destino do Casal 20 com o Atlético.

A estreia da dupla aconteceu em um amistoso em Criciúma, no dia 16 de abril. O time perdeu por 1 x 0 e Assis e Washington não apareceram. Em outro amistoso, em Joinville, o time perdeu por 2 x 1 e os dois, mais uma vez, não se destacaram. Quando começaram os jogos para valer, pelo Campeonato Paranaense, o panorama mudou.

Na abertura do Estadual, dia 2 de maio, a dupla estava em campo no estádio Natal Francisco, em Paranavaí. O time empatou em um gol, mas voltou feliz com o futebol de Assis, considerado o melhor do jogo. O diretor Oliveira Franco era só euforia: “Assis foi o melhor em campo. Pode perguntar pra quem esteve lá”. O supervisor Hélio Alves fez coro: “Fez uma exibição de encher os olhos”. Outro que deixou boa impressão foi Washington. Começava a nascer a lenda do Casal 20.

Na partida seguinte, dia 8 de maio, na Baixada, contra o Matsubara, a boa impressão inicial foi reforçada. Assis marcou os dois gols na vitória por 2 x 1 – o primeiro aos 7 do primeiro tempo e o segundo aos 37 da etapa complementar. O Tribuna registrou na edição do dia 10: “Está surgindo um novo ídolo na Baixada”. Assis foi mais uma vez o melhor em campo. As legendas e títulos do jornal eram generosos: “Assis fez a torcida delirar na Baixada” e “Assis, dois gols e um show de bola”. Aquilo era apenas um aperitivo do que viria pela frente. Em outubro de 1982, a dupla deu o título de campeão paranaense ao Atlético, encerrando jejum de 12 anos.

Nesta altura do campeonato, Washington e Assis já começavam a despertar o interesse de outros clubes. O ass,édio cresceu depois que eles conduziram o Atlético às semifinais do Campeonato Brasileiro de 1983. No jogo de volta, após perder por 3 x 0 para o Flamengo, no Rio, o Furacão meteu 2 x 0 no time de Zico. Naquele 15 de maio, estabeleceu-se o recorde de público do futebol paranaense: 65.943 pessoas (público pagante) com dois gols de Washington.

A partir daí, segurar o Casal 20 tornou-se inviável para o Atlético. Os rejeitados do Internacional ganharam fama e ainda em 1983 foram para o Fluminense, onde conquistaram o tricampeonato carioca. Assis marcou aos 45 minutos do 2.º tempo o gol contra o Flamengo que deu ao tricolor das Laranjeiras o titulo estadual de 1983 – gol eleito pela torcida como um dos mais importantes da história do clube. No ano seguinte, a dupla foi campeã brasileira. A lenda estava escrita.