Coritiba mantém laços informais com LA Sports

O fim da parceria da LA Sports com o Avaí, e a chegada de mais um jogador pertencente à empresa ao Coritiba – desta vez, o volante Júnior Urso – poderia acenar para um fortalecimento da união do Coxa com o empresário Luiz Alberto Martins de Oliveira Filho. No entanto, nem o presidente eleito Vilson Ribeiro de Andrade nem o dono da empresa cogitam uma relação mais intrínseca em 2012. “O Coritiba trabalha livre para buscar o jogador que quiser. Só aceitamos atletas se tivermos no mínimo 50% do passe. Quem vende e quem negocia é o Coritiba. Aqui não se manda de fora para dentro. Quem manda é o Coritiba”, avisou Ribeiro.

Luiz Alberto elogiou a estrutura do Coritiba e se diz satisfeito por ter jogadores vestindo a camisa do Alviverde, mas também negou uma parceria efetiva. “Meu trabalho no Coritiba é mínimo e me sinto privilegiado por ter atletas em um clube como esse. Não existe nenhuma parceria formal, tanto que quem cuida da compra e venda são eles”, afirmou, já contabilizando cinco jogadores no clube. Além de Júnior Urso, o zagueiro Emerson, o lateral Eltinho e os meio-campistas Davi e Rafinha.

Além de enaltecer o profissionalismo e a competência dos dirigentes do Coritiba, o empresário criticou as pessoas que estiveram ao seu lado enquanto perdurou as parcerias com o Paraná Clube e com o Avaí. “O papel que tenho hoje no Coritiba não tem nada a ver com o que eu desenvolvia no Paraná e no Avaí, quando eu comprava e sedia gratuitamente os jogadores. Essas duas equipes não tinham pessoas profissionais e competentes como no Coritiba”, ponderou Oliveira.

Diante do modelo de gestão implantado pelos dirigentes do Coxa, o papel que a LA Sports desenvolveu no Paraná Clube e no Avaí, quando adquiria totalmente os direitos dos jogadores e os colocava nos clubes como vitrine para futuras negociações, não teria futuro no time do Alto da Glória. “Essa não é a filosofia de trabalho do Coritiba. Quem pensa assim não conhece o nosso trabalho. A LA Sports é como qualquer empresário. Aqui os jogadores são contratados depois de um trabalho de pelo menos um ano de observação do nosso departamento de futebol”, finalizou Vilson Ribeiro de Andrade.

A parceria entre a LA Sports e o Paraná Clube começou em 2005 e atingiu a sua melhor fase em 2006 e 2007, quando o Tricolor foi campeão paranaense e obteve vaga na Libertadores. No Avaí, a empresa montou a base do time que em 2008 conquistou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, a equipe foi campeã estadual 6.º lugar na Primeira Divisão. Este ano, com o rebaixamento, a continuidade da parceria foi descartada.