Chapa de Fornéa pede impugnação de Petraglia

A chapa Paixão pelo Furacão protocolou na junta que coordena as eleições no Atlético um pedido de impugnação da chapa CAPGigante, no final da tarde de ontem, sob a alegação de que há conflito de interesses do grupo que compõe a mesa diretora do conselho deliberativo da chapa e a Sociedade de Propósito Específico (SPE) constituída por conselheiros do clube para conduzir a autogestão nas obras da Arena da Baixada.

No documento, a Paixão pelo Furacão justifica o pedido com base no artigo 58 do estatuto do clube, que descreve sobre a competência do deliberativo, que é justamente fiscalizar não só o clube como a própria SPE e que, assim, os integrantes teriam de fiscalizar seus próprios atos. Neste caso, três nomes estariam diretamente ligados aos dois núcleos do clube: Antônio Carlos Bettega, como conselheiro institucional da SPE e presidente do deliberativo; José Cid Campelo, candidato a vice-presidente do deliberativo e conselheiro jurídico da S/A atleticana, e Aguinaldo Coelho Faria, conselheiro secretário da SPE e 2.º secretário da mesa diretora do deliberativo.

Fiscalização

Segundo o advogado da chapa Paixão pelo Furacão, Rafael de Mello, o objetivo é não permitir que o clube perca sua parte fiscalizadora por conta do envolvimento de conselheiros em dois núcleos importantes do Atlético. “A argumentação é que hoje são três órgãos no Atlético: a SPE, vinculada ao clube e ao conselho administrativo, e o deliberativo, que é o órgão máximo, que controla e interfere na SPE e no administrativo. A mesa diretora que concorre ao deliberativo, e que terá a finalidade de fiscalizar, está na instituição que deve ser fiscalizada. Aí é que há o conflito de interesse”, explicou.

O grupo traz ainda no documento a informação divulgada pela CAPGigante de que Mário Celso Petraglia, possível candidato à presidência do conselho administrativo, é também o presidente da SPE. Segundo os que pedem a impugnação, esse fato que fere a lei que rege as sociedades anônimas, especificamente no artigo 156, que veta a intervenção do administrador em qualquer operação social em que tiver interesse conflitante com a empresa que está à frente.

Ontem mesmo, a junta eleitoral notificou o grupo de Petraglia, que tem até as 18h de hoje para fazer sua defesa. A partir daí, a junta tem mais 24 horas para deliberar sobre o pedido. A assessoria de imprensa da chapa CAPGigante foi procurada para falar sobre o assunto, mas não atendeu às ligações. A certeza até aqui é que as eleições acontecerão dia 15, na próxima quinta-feira. O juiz Helder Taguchi, da 19.ª Vara Cível de Curitiba, revogou a própria decisão que adiava as eleições para o dia 18 de dezembro.