Brasília é forte candidata para abertura, diz ministro

A cidade de Brasília é uma forte concorrente para receber a abertura da Copa de 2014, disse o ministro do Esporte, Orlando Silva, após visitar nesta segunda-feira a obra do novo Mané Garrincha. Ele acompanhou o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), durante a primeira vistoria de segurança antibomba no estádio. Além da capital federal, São Paulo e Belo Horizonte lutam para sediar o jogo inaugural do Mundial.

“Fiquei muito impressionado com o estádio. Ter executado mais de um terço do programado é um resultado extraordinário e aumenta nossa confiança de que este será um dos estádios que cumprirão plenamente o cronograma da Fifa”, disse orlando Silva. “Brasília, na medida em que cumpre com o seu cronograma, se credencia fortemente para receber a abertura do Mundial em 2014.”

O governo do Distrito Federal pretende bancar integralmente a obra do estádio, orçada em R$ 671 milhões, e entregá-la até 31 de dezembro de 2012. O projeto do novo Mané Garrincha, no entanto, não inclui cobertura, assentos, catraca, gramado e nem a trave, o que já levou o Ministério Público do DF a questionar o preço final do empreendimento. Algumas estimativas dão um preço final em torno de R$ 1 bilhão.

Segundo o governo do Distrito Federal, 1,9 mil operários trabalham atualmente na construção do estádio. E o período de seca dos próximos meses em Brasília deve acelerar o ritmo no canteiro de obras.

Nesta segunda-feira, bombeiros e policiais federais, civis e militares participaram da ação em busca de explosivos. Também foram usados robôs e cães farejadores em procedimento que deverá ser repetido nas demais 11 cidades que serão sede da Copa de 2014. “Não apenas nos preocupamos em cumprir cronogramas de estádios, mas em garantir um Mundial absolutamente seguro”, disse Orlando Silva.

Voltar ao topo