Furacão não foi páreo para o Galo Mineiro

Não foi nada animadora a estreia do Atlético no Campeonato Brasileiro ontem com a derrota por 3 x 0 para o Atlético-MG, em Sete Lagoas. O resultado foi a reprise de um filme já conhecido pela torcida rubro-negra.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Furacão não consegue vencer na primeira rodada da Série A. Foi assim contra o Corinthians no ano passado (2 x 1) e com o Vitória em 2009 (1 x 0).

Adilson Batista surpreendeu, mais uma vez, ao escalar não só Cléber Santana, mas também Marcelo Oliveira, dois estreantes na equipe. Mas a surpresa não foi pela escalação dos novatos, e sim pela opção de ter quatro volantes no time, que contou ainda com Deivid e Paulo Roberto, mesmo com Cléber jogando mais à frente, com Paulo Baier.

A estratégia, que assustou ao ser anunciada, na verdade facilitou o trabalho, mas do Atlético-MG, que conseguiu, com tranquilidade, fazer os gols e administrar a partida sem sofrer muita pressão.

E com Guerrón como único atacante rubro-negro, o time sentiu o peso de não ter homens de definição lá na frente. Apesar de um toque melhor de bola, o Atlético não tinha ninguém para finalizar e levar perigo ao goleiro Renan Ribeiro, do Galo.

Mas foi na marcação que o time mais pecou. Mesmo com tantos homens de meio, o Furacão não conseguiu segurar o adversário e foi dando espaços. O erro de posicionamento deixou o Atlético-MG em vantagem na partida e com cinco minutos de bola rolando, o time mineiro mostrou que a noite seria dos donos da casa, fazendo 1 x 0 no placar.

Toró recebeu um belo passe de Giovanni Augusto e bateu cruzado, sem chances para Renan Rocha. O erro que acabou em gol, começou quase em frente à área de ataque do Furacão, com Paulo Baier perdendo a bola. Sem ser contido, o Galo foi para cima e venceu os marcadores.

Nos dois gols seguintes, o Atlético sofreu com sua maior arma, que até o Campeonato Paranaense era letal, as bolas paradas. Duas cobranças de escanteio e dois gols a mais, os dois do velho atacante Magno Alves, que, mesmo não sendo muito alto, subiu mais que os jovens zagueiros do Furacão. O primeiro foi aos 25 do primeiro tempo e o segundo, para fechar o placar, aos 29 da etapa final.

Com 2 x 0 contra, ainda no primeiro tempo, Adilson começou as mudanças no intervalo, mas nada que impedisse o Galo de manter o resultado e ainda ampliar a vantagem. O próximo desafio do Furacão é o Grêmio, no próximo domingo, na Arena da Baixada.