Rubro-negro encerra o Brasileirão na 5ª colocação

O Atlético fechou o Campeonato Brasileiro de 2010 com uma vitória sobre o Avaí por 1 a 0, com gol do artilheiro Paulo Baier, ontem, na Arena da Baixada, ficando com a 5.ª posição e a três pontos do Grêmio, quarto colocado e postulante a uma vaga na Copa Libertadores.

O objetivo maior, que era a participação na competição continental em 2011, não foi alcançado, mas o clube tem muito a comemorar depois de passar cambaleando nas duas temporadas anteriores.

A quinta colocação credita o Furacão à Copa Sul-Americana e, mais que isso, vai na contramão de todas as expectativas sobre o time neste Campeonato Brasileiro. A desconfiança veio dos fracassos no primeiro semestre com a perda do Campeonato Paranaense e uma figuração na Copa do Brasil.

O quinto lugar conquistado ontem eleva ainda o futebol paranaense no cenário nacional. Esta é a 12.ª vez que uma equipe do Estado fica no “top five’ do Brasileirão.

A última vez foi com o Paraná, em 2006. E foi justamente nesta década que o Furacão teve seus melhores resultados, em três edições: 2001 quando foi campeão, 2004 vice-campeão, além da temporada atual.

Desempenho

Nas primeiras rodadas deste Brasileiro, o Rubro-Negro era colocado entre as equipes de maior probabilidade de rebaixamento. Assustou a torcida no início e figurou mesmo entre os piores, amargando a zona de rebaixamento por seis rodadas, duas vezes como penúltimo colocado. Porém, a reviravolta veio com a chegada dos reforços contratados na paralisação do campeonato no período de Copa do Mundo. Paulo César Carpegiani, contratado para substituir Leandro Niehues, que ficou cinco rodadas como treinador, teve trabalho até colocar todo mundo na linha e só no dia 22 de agosto o time conseguiu iniciar a arrancada, ao derrotar o Flamengo por 1 a 0.

Foi a partir desta vitória que o Atlético engrenou na competição e subiu de produção. Rodada a rodada, o time foi conseguindo se firmar entre os melhores, chegando a ficar na quarta colocação.

O aproveitamento teve um crescimento de 10% do primeiro para o segundo turno. Na etapa inicial do Brasileiro, o clube somou 27 de 57 pontos disputados (47% de aproveitamento), no returno, o grupo chegou a 57% e conquistou 33 pontos.

E quando tudo parecia estar na mais perfeita ordem, o elenco precisou superar outro revés. Paulo César Carpegiani, após 21 rodadas, trocou o Furacão pelo São Paulo. Sérgio Soares assumiu o comando, ainda sob a desconfiança de muitos atleticanos, mas mostrou serviço. Deu continuidade à boa campanha e manteve o clube entre os melhores.

Agora, Sérgio Soares e a diretoria de futebol começam a planejar 2011. Nos projetos a conquista do Paranaense e da Copa do Brasil e até mesmo da Sul-Americana.