Jogadores paranistas estão com os bolsos vazios

O clima era de mais puro desânimo. A maioria dos jogadores deu “expediente” na sede da Kennedy, aguardando o cumprimento da palavra dada na semana passada pelo presidente Aquilino Romani.

A promessa era de que ontem todos os atrasados seriam quitados e os atletas poderiam seguir para as férias sem nenhuma pendência com o clube. Não foi o que aconteceu.

O dinheiro só será disponibilizado hoje e, mesmo assim, os valores não serão pagos integralmente. Jogadores que possuem vínculo com o Paraná para o ano que vem, por exemplo, receberiam, agora, apenas os meses de setembro e outubro.

O restante dos vencimentos – novembro, férias, 13.º – só a partir de janeiro, no retorno dos atletas às atividades. Já para aqueles cujos contratos terminam, parte dos débitos seria depositada futuramente, em data a combinar.

A decisão frustrou a maioria dos atletas e deixou a imagem de que mais uma vez o clube não honrou a palavra dada. “A forma como tudo foi conduzido não foi legal, mais uma vez. Mandaram a gente vir até a sede, mas quem passou aqui pela manhã não encontrou um dirigente sequer”, disse o zagueiro Alessandro Lopes.

Somente à tarde, a partir da presença do assessor do futebol Paulo César Silva é que os jogadores foram ouvindo, um a um, as propostas de acerto. Apesar da forma inesperada como tudo transcorreu, Alessandro Lopes não descarta a renovação com o Paraná. “Não fiz nenhum acerto até por conta disso. Como há possibilidade de ficar, isso acarretaria em alguns ajustes. Defino isso amanhã (hoje)”, explicou.

Já o capitão Luís Henrique se mostrou mais cético quanto ao seu futuro. “Primeiro, ninguém me fez oferta nenhuma para a renovação. Então, vou analisar primeiro este acerto que me foi oferecido”, disse.

Luís Henrique receberia agora metade dos débitos, com o restante sendo pago até o início de 2011. Vale lembrar que a situação do zagueiro não se restringe aos três meses de salários atrasados, pois o clube ainda devia parcelas de um acordo anterior.

O goleiro Gabriel, que está acertando com o Oeste de Itápolis-SP, é outro que tem uma pendência maior. O jogador não recebe os direitos de imagem há treze meses.

Um quadro que o motivou a trocar de ares, já que a partir de dezembro já não tem mais vínculo com o Paraná. A decisão de Gabriel é um indicativo do que pode vir na sequência: uma debandada geral.

Isso sem contar a dificuldade do clube para novas contratações, pois, além da falta de recursos, esbarra ainda na imagem deteriorada de uma entidade que não consegue honrar salários há mais de um ano.

Bye bye

Houve jogador que nem quis esperar nova rodada de conversação com a diretoria. Abraçou-se num “pré-datado” e se mandou da Kennedy. Foi o caso do ala Jefferson, que já nem participara dos treinamentos nas últimas semanas da Série B.

No papel

A questão envolvendo o atacante Rodrigo Pimpão não é tão simples como as dos demais jogadores cujos contratos estão findando. O Vasco da Gama já pediu seu retorno a São Januário, mas exigiu do Paraná comprovante do pagamento de todos os débitos, evitando situação como a do meia Rafinha, que obteve liberação judicial, ontem.

Preparação

O clube deverá divulgar ainda esta semana seu cronograma para 2011. É certo que o novo elenco se apresenta no dia 3 de janeiro. A tendência é que já no dia seguinte o grupo siga para o Ninho da Gralha, onde será realizada a pré-temporada.