Tricolor faz minimaratona contra a zona de rebaixamento

Cada vez mais distante do pelotão de frente da Série B, o Paraná Clube mira um novo e “emergencial objetivo. O desafio é buscar o afastamento imediato das últimas colocações e garantir o quanto antes a pontuação necessária para evitar qualquer risco de rebaixamento. Nessa missão, os próximos quatro jogos serão decisivos. Será uma minimaratona de duas semanas, onde Tricolor encara equipes que vivem, em sua maioria, um momento de ascensão na competição.

Na prática, o Paraná -para afastar a pressão – teria que quase repetir o que fez no 1.º turno, quando venceu Duque de Caxias, Vila Nova e Portuguesa, além de tentar ganhar do embalado Sport Recife. Assim, o Tricolor impediria o desespero das duas temporadas anteriores, quando passou o returno da Série B lutando para não cair para a Série C. Afinal, os resultados combinados da 22ª rodada deixaram o clube a apenas três pontos da ZR.

Restando 16 rodadas, o Paraná precisa de 18 pontos para atingir os 46 que dão a certeza de permanência na Série B. Na cabeça dos dirigentes nem passa a ideia de que o time não consiga mais seis vitórias. Até porque, no íntimo, ainda sonham com uma reação capaz de recolocar o Tricolor na disputa do G4. “Já adiamos demais essa reação”, lembram os jogadores.

É com esse sentimento que o Paraná entra em campo amanhã. O Duque de Caxias é o primeiro e difícil obstáculo. O clube fluminense pode não ter tradição, mas apresenta números significativos sob a direção de Gílson Kleina. O Duque venceu os três jogos recentes que disputou fora de casa (Náutico, ASA e Coritiba) e, nas últimas oito rodadas, perdeu apenas uma vez. De candidato a degola, tem hoje “confortáveis” 32 pontos – está em 8º lugar e tem condições de buscar ainda uma aproximação dos quatro primeiros colocados.

Na maratona, o Tricolor ainda terá pela frente o Vila Nova (que venceu seis jogos seguidos), o Sport (invicto há 11 jogos e a apenas um ponto do G4) e a Portuguesa, que como o Paraná caiu de produção. A Lusa venceu apenas uma das últimas oito partidas que disputou, despencou para o 9º lugar, mas mesmo assim tem três pontos a mais que o representante paranaense. Este é o quadro tricolor para as próximas duas semanas: ou reage ou irá penar próximo da ZR.