Encerrada em Mandaguari a edição 50 dos JUPs

Com as finais de futsal, nessa quinta-feira, foram encerrados os 50.º Jogos Universitários do Paraná (JUPs), em Mandaguari, após seis dias de competições. O grande vencedor foi a Universidade Estadual de Maringá (UEM), de Maringá, que conquistou o primeiro lugar em medalhas de ouro (35), garantindo-se nessa posição apenas com os resultados das provas de atletismo em que conquistou 26 primeiros lugares.

Já o principal destaque nas modalidades coletivas foi a Faculdade Dom Bosco/Círculo Militar do Paraná, de Curitiba, ganhando cinco dos oito títulos em disputa (basquete e vôlei nos dois sexos, e futsal feminino) e dois terceiro lugares (futsal masculino e handebol feminino).

Em número de medalhas, a Dom Bosco ficou em terceiro lugar com 31 no total (dezesseis ouro, onze prata e quatro bronze). Por modalidades outros destaques foram a Universidade Estadual de Londrina (UEL), de Londrina, na natação (feminino), judô (feminino) e tênis de mesa (feminino), e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Curitiba, na natação (masculino).

Entre as coletivas, além dos títulos da Dom Bosco/Círculo Militar do Paraná, a Faculdade Guairacá, de Guarapuava, ganhou no futsal (masculino), a Universidade Norte do Paraná (Unopar), de Londrina, no handebol (masculino), e a Faculdade Assis Gurgacz (FAG), de Cascavel, no handebol (feminino).

Participaram dos JUPs em Madaguari 23 instituições de ensino superior públicas e privadas de 10 cidades, com aproximadamente mil atletas competindo em nove modalidades: atletismo, basquete, futsa1, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Os campeões vão representar o Paraná nas Olimpíadas Universitárias Brasileiras, de 5 a 14 de novembro, em Blumenau, Santa Catarina.

A competição foi organizada pela Paraná Esporte, Federação Paranaense de Desportos Universitários do Paraná (FPDU), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari (Fafiman) e Prefeitura de Mandaguari.

Voltar ao topo