Ex-atleticano Fernandinho é convocado por Mano Menezes

A convocação da Seleção Brasileira, anunciada ontem pelo técnico Mano Menezes, pode ser a grande oportunidade da carreira de Fernandinho. Aos 25 anos, o garoto revelado no Atlético e atualmente no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, tem a chance de finalmente completar um ciclo com a amarelinha.

A história de Fernandinho na Seleção começou na equipe sub-17, tem gol de título mundial pela sub-20, mas ainda não conta com uma apresentação pela equipe principal.

O antigo ídolo rubro-negro chegou a ser convocado para um amistoso em 2005, mas uma contusão o impediu de jogar. Agora, o período de treinos em Barcelona pode ser a chance que faltava para se firmar como uma das apostas para a Copa do Mundo de 2014.

Em conversa com a Tribuna, Fernandinho fala sobre a emoção de ter o trabalho reconhecido, a expectativa de reencontrar a seleção e a vontade de formar, também no time canarinho, a velha dupla com o meia Jádson.

Paraná Online – Você sempre apontou a seleção como um objetivo na carreira. Como recebeu essa convocação?

Fernandinho – Fiquei extremamente feliz e grato pelo reconhecimento do meu trabalho. Trabalhei muito para ser lembrado. Não vejo a hora de treinar e buscar meu espaço.

Paraná Online – Apesar do sucesso nas seleções de base, você só foi convocado para a principal uma vez, mas uma contusão lhe tirou a oportunidade de jogar. Essa é sua grande chance de se firmar na seleção principal?

Fernandinho – Mesmo com a conquista do Mundial Sub-20, em 2003, tive uma chance só em 2005. Mas não pude atuar por causa de uma fratura no pé… Agora a história é diferente. Espero mostrar meu futebol e corresponder todas as expectativas.

Paraná Online – Conhece o Mano Menezes? Já conversou com ele?

Fernandinho – Não o conheço pessoalmente.

Paraná Online – Na coletiva em que anunciou a convocação, Mano o elogiou pela versatilidade. Como vêm atuando na Ucrânia?

Fernandinho – Essa versatilidade me trouxe ao nível que estou hoje. Na Ucrânia, estou atuando como volante, onde sempre me senti bem e hoje no Shakhtar rendo bem mais que antes.

Paraná Online – O Douglas Costa, seu colega de clube, também foi convocado. De que forma isso pode ajudá-los?

Fernandinho – Já nos conhecemos muito bem e isso pode nos ajudar muito nesses dias de treinos na seleção. Entrosamento é fundamental no futebol.

Paraná Online – Como o Jádson vem jogando no Shakhtar? Existe uma expectativa por uma futura convocação dele?

Fernandinho – O Jadson sempre foi titular do Shakhtar. É uma das peças mais importantes do time. Ficarei muito feliz se houver uma convocação dele, pois é um jogador diferenciado, capaz de decidir uma partida.

Paraná Online – Está pronto para mais uma temporada na Ucrânia ou há a expectativa de uma transferência para outro país?

Fernandinho – Estou pronto para mais uma temporada. No próximo mês, teremos a Liga da Ucrânia e neste ano queremos ir longe. Ainda tenho dois anos de contrato. Somente no ano que vem pensarei em alguma transferência.

Voltar ao topo