Luto

Morre Aryon Cornelsen, ícone do futebol paranaense

O futebol paranaense amanheceu de luto nesta quarta-feira (14). Morreu na noite de terça-feira (13), no Hospital São Lucas, aos 89 anos, Aryon Cornelsen, ex-presidente do Coritiba Foot Ball Club. Ainda não foi informada a causa da morte.

Aryon foi atleta da base do Clube, do profissional e o presidente com a maior média de títulos no comando alviverde e um dos principais responsáveis pela construção do estádio Couto Pereira.

No ano passado, para comemorar o centenário do Coritiba, o Paraná Online entrevistou vários ícones do clube. Aryon foi um deles. A conversa está no início desta reportagem.

História de vitórias

Aryon Cornelsen nasceu em 3 de maio de 1921. Iniciou sua vida no Coritiba como atleta das categorias de base, ainda no Infantil, em 1932, inclusive participando das festividades de inauguração do Estádio Belfort Duarte. Estreou na equipe principal em 1940.

Em 1944, formou-se em direito e deixou o futebol. Mas o amor pelo esporte o fez retornar em 1949 para a disputa do Estadual. Após sofrer uma lesão grave, aos 28 anos, encerrou sua carreira em definitivo. Depois disso, continuou dedicando sua vida ao Coxa, mas como dirigente.

Em 1956, foi eleito presidente do Coxa e criou a promoção Bolo Esportivo, uma espécie de loteria. Com o dinheiro arrecadado construiu um novo Belfort Duarte.

Aryon também foi o presidente do clube que teve a maior média de títulos conquistados. Venceu os estaduais de 1956, 1957, 1959, 1960 e 1962, e ainda perdeu o de 1961 nos tribunais, o que seria o primeiro Tri-campeonato da história do Clube. Foi presidente até 1963 e nas décadas de 60 e 70 continuou ajudando o Coritiba a levantar dinheiro para finalizar a construção do estádio.

O velório ocorre na Capela do Cemitério Luterano, na rua Ivo Leão, número 205, até as 16h.

A Diretoria do Coritiba decretou três dias de luto oficial devido à morte do coxa-branca Aryon Cornelsen.

Voltar ao topo