Atlético encara o ACP com seis mudanças

O Atletiba, que provavelmente decidirá o campeão paranaense de 2010, está marcado apenas para o próximo dia 18, porém as duas equipes se preparam desde já para o duelo.

Do lado rubro-negro, a prova da importância do clássico foi dada com a escalação que o técnico Leandro Niehues levará a campo para enfrentar o Paranavaí, logo mais às 16h, na Arena.

Para este jogo que também é decisivo ao Atlético – o treinador preferiu poupar três atletas que estão pendurados com 2 cartões amarelos (Valencia, Manoel e Chico), além de promover a entrada de jogadores nos lugares de Márcio Azevedo, que cumprirá suspensão, e de Bruno Mineiro, contundido.

São muitas mudanças para um único jogo, tanto que o próprio Niehues considera uma atitude de risco. Mas “um risco calculado”. “Pra você ganhar um campeonato precisa ter um grupo e nada melhor que uma hora dessas para mostrar. É um risco calculado e você tem que assumir responsabilidades. Se não pode confiar nos seus jogadores para um jogo decisivo, como é contra o Paranavaí, daqui um mês teremos o Campeonato Brasileiro e daí?”, indaga.

Mudanças

As alterações envolvem os três setores da equipe. Na zaga entram Vanegas e Bruno Costa substituindo Manoel e Chico.

Na meia cancha sai Valencia e entra Netinho; na lateral-esquerda Jean ganha a vaga de Márcio Azevedo e no ataque Patrick assume o lugar de Bruno Mineiro.

O argentino Pepe Toledo retorna após cumprir suspensão, levando Tartá pro banco. Em relação à última apresentação contra o Operário, são seis mudanças.

Diante desse quadro, o Furacão perde em marcação, já que os dois melhores jogadores na função estão fora (Valencia e Manoel).

Além disso, atuará contra o ACP com apenas um volante: Alan Bahia. Essa maior exposição no meio-campo pode representar certo perigo, porém foi com a utilização de dois meias que o Atlético conquistou boas goleadas na Arena.

Seriedade

Todas essas mexidas podem transparecer certo menosprezo ao adversário, que foi goleado recentemente pelo Furacão na fase inicial do campeonato. Entretanto Niehues fez questão de afirmar que não se trata disso, mas de uma escolha que tinha que ser adotada.

“Não é menosprezo. Tanto que fizemos todo o treinamento tático em cima da armação do Paranavaí. Nesse momento tínhamos que tomar uma decisão e foi de poupar jogadores. É planejamento. Os jogadores que vão entrar, cada um vai jogar em sua função. Não está sendo feito improvisação. Se eles estão no grupo do Atlético é porque têm condições, senão estaria havendo um erro de avaliação”, disse Niehues.

Caso o grupo titular não corresponda, o treinador não terá muitas opções no banco de reservas para mudar o panorama da partida. Isso porque dos sete suplentes, Nieuhues contará com apenas dois com características mais ofensivas: Tartá e Bruno Furlan. Os demais são o goleiro Zé Carlos, o zagueiro Fransergio, os volantes Chico,Valencia e Deivid.