Marcelo Toscano não sabe se fica no Paraná Clube

Titular absoluto da camisa 9 do Paraná Clube, Marcelo Toscano ainda não sabe qual será seu destino na próxima temporada. Não sabe ao certo nem em que posição irá atuar. Hoje atacante, o jogador não descarta um retorno futuro à ala-direita.

“O importante é estar ajudando, não importa em que função”, frisa Toscano, sem no entanto disfarçar a satisfação por ter conseguido dar a volta por cima no Tricolor. “É muito bom estar jogando. E, principalmente, marcando gols”.

Mais próximo da área adversária – como meia ou atacante -, Toscano chegou aos 5 gols, encostando nos artilheiros Rafinha e Davi (que têm 6 gols, cada). “Ele caiu como uma luva neste time”, analisa o técnico Roberto Cavalo, empolgado com a “tacada certa”.

O jogador, destaque no último paulistão, atuando na ala-direita, chegou ao Paraná para compor o elenco. Diante da ausência de Murilo, lesionado, iniciou a Série B como titular da 2. Arrancou elogios rasgados do então técnico Zetti, que já o via atuando na Série A num futuro não muito distante.

A previsão, porém, não se confirmou. Eficaz no apoio, Marcelo Toscano não apresentou a mesma qualidade no sistema de marcação.

Logo perderia a posição para Murilo. Como ala, Toscano esteve em campo por 16 vezes, marcando apenas dois gols (um deles, de falta).

Com a chegada de Roberto Cavalo, o ala algumas vezes não foi lembrado nem para o banco de reservas.

Diante dos muitos problemas encontrados no setor ofensivo, o treinador decidiu “promover” o ala. Nos treinos, fez de Toscano outra vez atacante e a oportunidade não tardou.

Frente ao Atlético-GO, quando já convivia com questionamentos, Cavalo “tirou da cartola” a solução. Marcelo Toscano entrou em campo e com um petardo de fora da área definiu a vitória por 2×1 e virou o novo talismã do treinador.

O atacante só passou em branco frente ao Ipatinga (quando teve atuação discreta), mas balançou as redes nas vitórias sobre Guarani e São Caetano. “Ele teve um entrosamento surpreendente com os meias Rafinha e Davi. Isso mudou nosso perfil ofensivo”, admite Cavalo, que assim arquivou a utilização de um atacante de referência, que até então vinha sendo a sua opção tática.

Marcelo Toscano, agora, espera fechar a temporada em alta, enquanto aguarda uma posição sobre seu futuro. “Já ouvi algo sobre uma permanência, mas não fui procurado, ainda”, disse o jogador. O contrato do ex-ala com o Paraná termina no próximo mês, junto com a Série B.

“Tenho contrato com o Paulista e teria que voltar para lá, se nada mudar. Mas, gostaria muito de ficar e ajudar o Paraná”, afirmou. “Não sei se vamos conseguir nosso objetivo agora. Senão, acho que já teríamos uma boa base para buscar essa meta em 2010”, arrematou o “goleador” paranista.