Atlético confiante para quebrar tabu no Rio

Apesar da fraca campanha no Brasileirão, o atual elenco do Atlético pode entrar para a história do clube hoje à noite. Para isso basta derrotar o Vasco, em São Januário, às 20h30. Se vencer, o time paranaense quebrará o tabu de nunca ter vencido este adversário, no Rio de Janeiro.

Foram 13 jogos com 11 vitórias cariocas e dois empates. Em São Januário, nem as equipes rubro-negras de 2001 (campeã nacional) – com as presenças de Kléber Pereira e Kleberson – e 2004 (vice-campeã), com a qualidade de Fernandinho e Washington, obtiveram êxito.

No ano do título, o Furacão foi humilhado por 4 a 0. Em 2004 uma das derrotas mais sentidas pelo torcedor rubro-negro: 1 a 0 e o adeus ao bicampeonato brasileiro. Tudo isso num clima de muita hostilidade.

Possibilidade

Quatro anos depois, as duas equipes novamente irão protagonizar um importante confronto, mas com o objetivo de escapar do rebaixamento. E desta vez, alguns fatores indicam que a missão rubro-negra pode ser bem-sucedida.

A delegação viajou motivada pela vitória na última rodada contra o Cruzeiro e consciente da necessidade de pontuar fora. Além disso, o adversário vive uma situação tão conturbada quanto a do Furacão e terá contra si a pressão de jogar sob o olhar desconfiado de seu torcedor e com a obrigação da vitória.

Pressão porque o “Gigante da Colina” não vence em seus domínios desde 17 de agosto, quando goleou o Inter por 4 a 0. Depois disso foram cinco jogos e apenas um empate.

Entretanto, o Atlético vive o drama de não ganhar fora de seus domínios. A última vez que comemorou os 3 pontos como visitante foi na abertura do Brasileirão, em 11 de maio, na vitória diante do Ipatinga por 1 a 0. De lá pra cá foram 13 derrotas e um empate.

Esperança

Os jogadores do Atlético acreditam numa boa apresentação e na possibilidade de entrar para a história.

“Tabu foi feito para ser quebrado. Será um jogo difícil, uma guerra. Mas o nosso ambiente mudou bastante e temos totais condições de conquistar uma vitória”, afirmou o meia Netinho, que mais uma vez jogará improvisado na lateral esquerda.

Outra característica marcante desta partida reflete bem a situação das duas equipes neste Brasileirão. São Januário “celebrará” o encontro do pior ataque do campeonato (Atlético com 30 gols feitos) com a defesa mais vazada (Vasco com 62 tentos sofridos).