Grêmio de Maringá goleia presidiários

Os jogadores do Grêmio de Maringá tiveram uma experiência diferente na tarde de ontem. O time do Norte do Paraná enfrentou amistosamente a equipe da Associação Atlética Pinheiros, formada por detentos da Colônia Penal Agrícola de Piraquara. A partida, vencida pelo Grêmio por 6 a 0, foi disputada no campo da Colônia Agrícola.

O adversário inusitado foi escolhido pelo presidente do clube, Aurélio Almeida, que cumpre pena por usurpação de função pública. “Tenho contato com essas pessoas e sei que muitos querem mudar de vida. Um jogo desses, com uma equipe profissional, é uma oportunidade de dar a eles um dia diferente”, diz Almeida, que aguarda uma decisão da justiça que pode livrá-lo da prisão nesta quarta-feira.

O técnico Jorge Anadon aprovou a idéia e garante que seus comandados também. “Todos receberam bem a notícia do amistoso. É uma forma de eles valorizarem ainda mais o time que defendem, que dá oportunidade de vida.”

Para o meia Éverton, o grande destaque do time, a escolha do adversário foi um tanto quanto curiosa. “Nunca havia jogado com detentos e é interessante ver a motivação deles. Para eles não foi apenas um amistoso.”

Do lado adversário, o técnico Adílson Miranda era só agradecimento pela oportunidade dada pelo Grêmio Maringá. “Assumi o time há apenas três dias, mas temos um projeto muito sério, com muita disciplina. A intenção é manter os detentos longe da ociosidade”, diz. A equipe da penitenciária existe há mais de dez anos, mas devido às recentes rebeliões, os detentos não têm enfrentado equipes profissionais. “Esperamos que este ano isso mude. Que o Grêmio sirva de exemplo.” O detento Rodrigo Pereira dos Santos, torcedor do Maringá, acabou ganhando de presente uma camisa da equipe, devido ao seu bom desempenho em campo.

Jogo

Reforçado pelos “estrangeiros” Di Marcelo, Éverton e Clodoaldo, o Grêmio Maringá mostrou muito empenho em campo, traduzido no gordo placar. Os gols no primeiro tempo foram marcados por Dinei, Bebeto e Zé Na segunda etapa, fecharam a goleada Di Marcelo, Alex e Márcio. O time entrou em campo com Bastos; Carlão, Oséas, Amaral e Ivonaldo; Di Marcelo, Bebeto, Clodoaldo e Éverton; Dinei e Zé Augusto.

Apesar de o sparring ser um time amador, o técnico Jorge Anadon gostou do teste. “Deixou claro que ainda há bastante coisa para a estréia. Mas gostei muito do posicionamento do time, os jogadores assimilaram bem o esquema tático que será utilizado no estadual, o 4-4-2”. O treinador aproveitou a ocasião para ver praticamente todo o seu elenco em ação.

Na semana que vem, o Grêmio de Maringá deve fazer mais dois amistosos, desta vez contra equipes profissionais. Treinando há 20 dias na Região Metropolitana – o time está concentrado em Piraquara e está treinando no CT do São Cristóvão, em São José dos Pinhais – a delegação deve seguir para Santa Catarina. Os adversários serão Avaí e Figueirense.

Detentos bons de ginga

O amistoso entre Grêmio Maringá e Associação Esportiva Pinheiros teve atrações de uma grande partida. Além do grande público, formado na maioria por detentos, o jogo teve uma narração feita por alto-falantes e apresentação de capoeira no intervalo.

Aliás, a capoeira é outra atividade desenvolvida dentro do sistema penitenciário para preencher a ociosidade dos detentos. Em alguns casos, após cumprirem pena, os detentos conseguem trabalho dando aulas de capoeira em escolas ligadas à Prefeitura, geralmente em um trabalho com crianças carentes. “A capoeira está no sistema penitenciário há 20 anos e já formou muitos capoeiristas”, diz mestre Paulo Capoeira, que coordena a Academia Acabras, criada em 1982 por mestre Silveira. “Além de ser uma atividade física, a capoeira também é importante para a formação cultural dos detentos”, completa o instrutor Mexicano.

Voltar ao topo