Rádio Clube Paranaense acaba com equipe esportiva

Uma tradição de mais de 70 anos chegou ao fim ontem. A Rádio Clube Paranaense (B2), pioneira em transmissões de futebol no Estado, fechou repentinamente as portas de sua equipe esportiva. No lugar deve entrar programação em rede com uma emissora paulista.

A equipe trabalhou normalmente na jornada do final de semana, transmitindo os jogos de Coritiba, Paraná e Atlético. Ontem de manhã, narradores, comentaristas, repórteres, plantonistas e produtores foram convocados para uma reunião com a direção da rádio e souberam da dissolução do time. O programa do final de tarde nem foi ao ar e acabou substituído por música. A justificativa dada aos demitidos foi que a área de esportes estava dando prejuízo.

Arquivo
B2 mantinha uma tradição de mais de 70 anos.

Rumores sobre o fim da seção esportiva da Clube já corriam há alguns anos. ?Mas sempre a rádio espantava os boatos e seguia em frente. Só que agora acabaram de repente, sem nem avisar os funcionários, justo num momento que as finanças iam bem?, desabafou um dos demitidos, que preferiu não se identificar. Dos 14 componentes da equipe esportiva, entre três e quatro podem ficar na emissora e ser remanejados para outros setores.

A trupe de esportes da Clube era composta pelos narradores Nelinton Rosenau e Alfredo Ribeiro, os comentaristas Silvio de Tarso e Capitão Hidalgo, os repórteres Jairo Silva, Paulo César Tiemann, Bruno Henrique e Dorival Crispim, os âncoras Diana Vieira, Enemar Passos e Antônio Carlos Ribas, o produtor Márcio Miranda e os plantonistas Oldemar Kramer e Pedro Rogério Gregoski.

A B2 foi a primeira rádio a transmitir uma partida de futebol no Paraná, segundo Levi Mulford e Heriberto Machado, historiadores do esporte no Estado. Foi um Atletiba pelo Campeonato Paranaense de 1934, no estádio do Atlético, que terminou empatado em 1 a 1. Mas outra versão dá conta que a primeira transmissão ocorreu em 1930.

Para não acabar totalmente com o esporte, a Rádio Clube deve transmitir em cadeia com a Rádio Eldorado/ESPN Brasil, repetindo a programação produzida em São Paulo. Em princípio, não haverá conteúdo local. A reportagem da Tribuna tentou contato com a ESPN Brasil via assessoria de imprensa, mas não obteve resposta.

Voltar ao topo