Rio bate San Antonio e será sede do Pan de 2007

Rio

(Lancepress!) – O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos em 2007. Na eleição realizada ontem, na Cidade do México, o Rio venceu a favorita cidade americana de San Antonio, por 30 votos a 21. Esta será a segunda vez que o Brasil vai abrigar os Jogos, já que em 1963, eles aconteceram em São Paulo, na última grande competição poliesportiva continental realizada no País.

Considerado como um azarão na disputa, o Rio ganhou força ao sediar, com outras cidades, os Jogos Sul-Americanos que aconteceram mês passado. O sucesso da organização alavancou a candidatura carioca nos últimos dias. E com a confirmação para sediar o Pan, o Rio receberá investimentos governamentais para a construção da Vila Pan-Americana e para a melhoria de complexos esportivos. A Vila terá 48 prédios (1344 apartamentos) que terão capacidade para hospedar até 8064 pessoas e ficará num terreno ao lado da Cidade do Rock, em Jacarepaguá. Estão previstos também investimentos na área de esporte, transporte, entre outros setores.

Autoridades e personalidades brasileiras estiveram presentes na eleição de ontem, como o prefeito do Rio, Cesar Maia, o ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e alguns atletas e ex-atletas. Representantes da candidatura do Rio buscaram ao longo da semana ampliar o número de votos oferecendo agrados aos comitês, como passagens aéreas gratuitas, acomodações e refeições para o Pan e outros eventos na cidade.

Com a confirmação do Pan 2007 no Rio, fica mantido o rodízio “informal” entre as regiões americanas, que prevê a alternância da realização dos jogos entre América do Sul, Central e do Norte. A escolha do Rio na eleição deste sábado representa ainda a primeira derrota de uma cidade americana na escolha para sediar os Jogos.

Os próximos Jogos Pan-Americanos serão em Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003. Depois, será a vez de o Rio sediar a competição, entre os dias 14 e 29 de julho de 2007.

Voltar ao topo