Governo vai desativar carceragem em São José dos Pinhais

Até o final deste ano, o Governo do Estado pretende desativar a carceragem da delegacia de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, que hoje funciona no centro do município, ao lado de uma escola infantil, de um hipermercado e da secretaria municipal da Promoção Social. Para isso, está sendo construído Centro de Detenção Provisória, com previsão de conclusão em dezembro deste ano.

Aquela cadeia foi construída para abrigar, no máximo, 40 presos, mas nos últimos anos acabou se transformando num “pequeno presídio”, mantendo em média de 140 presos.

Como a delegacia não conta com a estrutura de segurança de uma penitenciária, há riscos de rebeliões e constantes tentativas de fugas e resgate de presos, o que aumentou o potencial de perigo do local.

Em 2002, por exemplo, um tentativa de resgate de supostos integrantes do Primeiro Comando da Capital de São Paulo, o temido PCC, causou pânico entre os comerciantes e moradores do centro de São José. A desativação definitiva da cadeia da delegacia também possibilitará que os policiais civis deixem de atuar como guardas de presos e voltem a investigar os crimes ocorridos no município.

Voltar ao topo