Estiagem no Paraná traz perdas irreversíveis na cultura de soja

Os efeitos da estiagem que atinge o Paraná sobre a produtividade não estão, ainda, plenamente quantificados, mas as perdas são significativas e irreversíveis, principalmente na cultura de soja. Balanço divulgado pela Secretaria da Agricultura mostra que as chuvas deste final de semana amenizaram em parte o problema mas não revertem a situação de algumas lavouras.

Com o avanço da colheita de soja, que já atinge 34% da área, confirmam-se os efeitos da seca sobre a floração, a formação de vagens e o enchimento de grãos em parcela expressiva das lavouras do Paraná. Há municípios onde as perdas ultrapassam a 50%.

O último levantamento indica uma produção de 10,24 milhões de toneladas, mas este número pode ser ainda menor, abaixo de 10 milhões de toneladas. Até agora a quebra registrada é de 1,65 milhão de toneladas.

Cerca de 7% da área plantada com soja apresenta lavouras ruins, 30% apenas razoáveis e 63% em boas condições. As lavouras ainda por colher encontram-se na fase final de frutificação (33%) e o restante (67%) em maturação. O preço médio de comercialização no Paraná é de R$ 47 mil a saca.

Voltar ao topo