Curitiba investe para preservar e valorizar plantas nativas

Jardim de Nativas –

O novo jardim ocupa uma área de 600 metros quadrados, expondo aos visitantes 80 plantas ornamentais nativas. A maioria das espécies que estão no jardim é de Curitiba e região. Algumas plantas que estão no Jardim podem ser encontradas no mercado. "O objetivo da prefeitura é comprovar, na prática, o potencial das plantas nativas para uso em ornamentação, e estimular a preferência da população pelo que é nosso. O jardim estimulará as pessoas a plantarem nativas", diz o secretário do meio ambiente.

Cursos –

Cursos de observação e conhecimento da flora nativa, de jardinagem e de observação de aves e pássaros, promovidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estão sendo bem recebidos e aproveitados pela população. Em 2007, os cursos foram programados para atender também públicos específicos, como paisagistas, guias turísticos, jardineiros, empresários do setor de floriculturas, escoteiros.

O novo jardim não é o único elo das plantas nativas ornamentais com a população. Para aprofundar a percepção dos cidadãos sobre a importância das espécies nativas para o ecossistema urbano, levando a sociedade a valorizar o meio ambiente como patrimônio natural, diferentes ações educativas são feitas. Uma pequena mostra da beleza das plantas nativas ornamentais pode ser vista no Jardim de Plantas Ornamentais Nativas, entregue à população nesta terça-feira (27). A nova atração do Jardim Botânico é uma vitrine para que a população conheça o potencial das plantas regionais como elementos de ornamentação.

Voltar ao topo