Receita Federal vai construir muro na Ponte da Amizade

Na batalha para reduzir o volume de contrabando vindo do Paraguai, a Receita Federal começa, ainda neste mês, a construção de um muro que cercará a Ponte da Amizade, que faz a ligação com o país vizinho, em Foz do Iguaçu (PR). O objetivo da obra, que faz parte da segunda fase de reformas dos sistemas de fiscalização, é impedir que pessoas cheguem próximo ao Rio Paraná para pegar as caixas e pacotes jogados de cima da estrutura.

Pelo planejamento, o muro terá aproximadamente 1,5 mil metros de comprimento e 3 metros de altura. Sobre a estrutura serão colocadas telas circulares pontiagudas, semelhantes às usadas em presídios. A obra tem orçamento previsto de R$ 5,5 milhões.

Na primeira fase das reformas, entregue há cerca de seis meses, uma nova aduana foi construída para dar mais agilidade ao trabalho de fiscalização e garantir que todas as mercadorias sejam vistoriadas.

Atualmente, alguns operários ainda trabalham nos retoques finais no prédio principal da aduana. A tentativa de burlar a fiscalização com o arremesso, sobretudo de pacotes de cigarro, de cima da ponte para as margens do Rio Paraná, é uma prática antiga.

Para tentar conter o contrabando dessa forma, a Receita Federal já tinha reforçado as grades sobre a ponte e aumentado sua altura. No entanto, com o aumento da fiscalização na nova aduana muitas pessoas arrebentaram as grades e o lançamento de mercadorias da ponte voltou com grande força. De acordo com a Receita Federal, a nova barreira vai cercar toda a zona primária onde fica a Ponte da Amizade.

Além desse sistema, a Receita Federal também deve ceder à Polícia Federal equipamentos para fiscalizar veículos e detectar imediatamente aqueles que são furtados. O sistema funciona digitalmente e identifica, pela placa, se há queixa de furto ou imposto em atraso do veículo. A previsão é que essa segunda etapa das reformas seja entregue em julho.

Segundo dados da Receita Federal, somente nos dois primeiros meses deste ano, em função do reforço na fiscalização, foram apreendidos cerca de R$ 12 milhões em contrabando na Ponte da Amizade.

Voltar ao topo