Cultura leva sessões de cinema gratuitas para Antonina e Morretes

Nos meses de férias os veranistas do litoral paranaense têm a oportunidade de conferir uma programação cultural variada. A Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com as prefeituras municipais de Antonina, Morretes e Pontal do Paraná, participa do projeto Viva o Verão. Entre as atrações da programação está a exibição de filmes paranaenses em sessões gratuitas em Antonina e Morretes.

Os filmes exibidos são cedidos pela Associação de Vídeo e Cinema do Paraná. ?O público tem pouco acesso ao cinema local, principalmente documentários e curtas-metragens, que não são tradicionalmente exibidos nos cinemas. O Viva o Verão está proporcionando uma maior visibilidade à produção audiovisual paranaense?, afirma Guto Pasko, cineasta e presidente da associação.

Na programação, entre outros documentários, estão ?Antonina, Morretes e Paranaguá ? Unidas pela História? e ?Made in Ucrânia ? Os Ucranianos no Paraná?. O primeiro, com direção de Guto Pasko e Maria Fernanda Cordeiro, traz o barreado como centro de uma disputa histórica entre as principais cidades do litoral do Paraná, que reivindicam para si a origem da receita. Esta divergência é o ponto de partida do documentário, que mostra também as características comuns da cultura caiçara encontrada nestes locais. O roteiro foi um dos projetos vencedores do segundo edital do programa DOC-TV, liderado pela TV Cultura, de São Paulo, em parceria com o Ministério da Cultura.

?Made in Ucrânia ? Os Ucranianos no Paraná?, também dirigido por Guto Pasko, faz um resgate histórico da imigração ucraniana no Paraná, desde a chegada dos primeiros imigrantes há 110 anos até os dias de hoje, mostrando como o grupo étnico manteve vivoss tradições e costumes, influenciando diretamente a cultura paranaense. Além de retratar a história dos ucranianos no Paraná, o filme mostra um panorama da Ucrânia e dos principais acontecimentos políticos que marcaram a sua história, explicando os motivos das imigrações para o Brasil.

Voltar ao topo