Alunos da rede municipal aprendem sobre o voto consciente

Cerca de 200 alunos das escolas municipais Papa João XXIII, Durival de Brito e Silva e Omar Sabbag participaram na tarde desta terça-feira (26) de uma eleição simulada, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba. A simulação faz parte do projeto "Eleições Limpas", da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). "O projeto permite trabalhar com conceitos ligados à cidadania e à democracia, para preparar os jovens que daqui a quatro, cinco anos terão de votar em seus representantes políticos", disse a secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet.

Antes da votação, os alunos participaram de atividades em sala de aula, e receberam um gibi do cartunista Ziraldo, que trata da "Operação Eleições Limpas". Assim como na história dos quadrinhos, com o personagem Menino Maluquinho, as crianças tiveram de votar no animal símbolo da escola (boto, coruja ou leão). "Com a eleição, a gente pode avaliar se os alunos entenderam os princípios éticos que envolvem a escolha. Na história do Ziraldo, por exemplo, os partidários do leão oferecem sorvete para quem aderir à campanha", explicou o vice-presidente da AMB, juiz Roberto Portugal Bacellar.

O resultado da eleição, a propósito, foi um empate entre o boto e a coruja, o que levou a disputa para o segundo turno. "Criança que brinca de votar aprende que votar não é brincadeira", acrescentou Bacellar, citando o lema do projeto.

Camila Kaiser, de 14 anos, aluna da escola municipal Durival de Brito e Silva, disse que aprendeu a votar corretamente e as lições vão ajudar bastante quando chegar o momento de escolher um candidato em uma eleição de verdade. Ainoan Arlindo, de 14 anos, da mesma escola, concorda. "A gente aprendeu sobre os prós e os contras de cada candidato. E também a cobrar depois das eleições", afirmou. "Eleição não pode ter corrupção. Candidato não pode trocar ou comprar voto", acrescentou Felipe Lima, 13 anos, da escola Papa João XXIII.

Além dos alunos, participaram da votação professores e representantes dos nove núcleos regionais da Secretaria Municipal da Educação. Nesta semana, a última antes das eleições de 1 de outubro, serão distribuídos 10 mil exemplares do gibi "Operação Eleições Limpas". Além desse projeto, os alunos da rede municipal de ensino participam de outras três iniciativas ligadas ao tema: Eleitor do Futuro (em parceria com o TRE, em que se trabalha a volta dos grêmios estudantis nas 11 escolas de 5ª a 8ª séries); Justiça se Aprende na Escola (em parceria com o Tribunal de Justiça, que oferece noções de como funciona o Judiciário); e o Jovens Governantes (em parceria com o portal Cidade do Conhecimento, que promove a discussão de problemas locais com os alunos).

Voltar ao topo