Novo viveiro de mudas de Umuarama vai produzir 100 mil árvores por mês

O governador Roberto Requião, o vice-governador Orlando Pessuti, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, inauguraram nesta quinta-feira (08) em Umuarama o novo viveiro de mudas, doado pelo Programa Mata Ciliar, com capacidade para produção mensal de 100 mil árvores de espécies nativas.

Foram investidos cerca de R$ 200 mil na obra, que irá substituir o antigo viveiro da região – alvo de vandalismos e depois ocupado por um conjunto habitacional. O novo viveiro, com área total de seis mil metros quadrados, conta com instalações de almoxarifado, refeitório, além de uma área de 600 metros quadrados para estufas com alta tecnologia.

Para o prefeito de Umuarama, Luiz Renato Ribeiro de Azevedo, essa ação do Governo do Estado está revolucionando o reflorestamento no Paraná e vai garantir um Estado verde para as futuras gerações. ?Isso é uma verdadeira fábrica de árvores, que vai dar condição de recuperarmos o meio ambiente, que foi destruído pelo processo de desenvolvimento desorganizado em nosso Estado?, afirmou Azevedo.

O programa Mata Ciliar é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e tem como meta o plantio de 90 milhões de mudas às margens de rios, ribeirões, represas e mananciais de abastecimento até o final deste ano. ?Com ações de plantio, semeadura e abandono do solo e ainda instalação de cercas visamos a recomposição da cobertura florestal e melhoria na qualidade da água utilizada para consumo dos paranaenses?, disse o secretário.

O Governo do Paraná já investiu R$ 15 milhões na reestruturação de viveiros estaduais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), compra de viveiros para 303 municípios e 40 entidades (Colégios Agrícolas, Sanepar, Centro de Menores Infratores, Penitenciárias, universidades, Apaes), num total de 420 viveiros produzindo em todo o Estado. ?A idéia é descentralizar a produção, fazendo com que os municípios e entidades parceiras produzam, com orientação, suas próprias mudas de espécies nativas?, explicou o presidente do IAP, Rasca Rodrigues.

Andamento – Desde o início de 2003 o Programa Mata Ciliar já plantou 43,3 milhões novas árvores em todo o Paraná. O placar de plantio pode ser conferido no endereço virtual do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) – http://www.pr.gov.br/meioambiente/iap

No site também podem ser encontradas informações como, por exemplo, a quantidade de árvores plantadas em cada município paranaense. A cidade de Campo Mourão lidera o ranking, com 311,5 mil mudas plantadas. ?Os resultados são atualizados constantemente e chegam a mudar várias vezes em um único dia?, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

O endereço virtual traz ainda o resultado de outras ações para a recuperação da mata ciliar, como a semeadura de quase 510 hectares, a instalação de mais de 4 mil quilômetros de cercas e outros 10,2 mil hectares abandonados para que a vegetação possa se recompor naturalmente.

O programa conta ainda com parcerias com Secretaria de Agricultura e Abastecimento e instituições públicas e privadas, como Prefeituras e cooperativas.

Voltar ao topo