Zoológico reabre agenda para acantonamento

A Prefeitura retomou neste mês o acantonamento no Zoológico Municipal, atividade de educação ambiental que envolve alunos da rede municipal de ensino, de 9 a 12 anos.

O acantonamento, que não acontecia desde 2004, começa sempre na manhã de sábado, com aula sobre animais peçonhentos e segurança na mata. As crianças vêem de perto animais taxidermizados ou em vidros, como cobras, aranhas e escorpiões, e aprendem sobre os riscos do contato com estes bichos, sem a necessidade de agredi-los.

Depois do almoço, as atividades são na horta e no pomar e depois uma caminhada na trilha interpretativa, na mata nativa. Os alunos percorrem um trecho de 800 metros e recebem informações sobre a importância da manutenção dos ecossistemas para a continuidade da vida no planeta, e como o ser humano é responsável direto pelo legado da preservação ambiental.

Um dos pontos altos do passeio acontece na noite de sábado, com a cerimônia do fogo, que começa em volta de uma fogueira próxima à casa do acantonamento. O grupo recebe informações sobre o fogo, suas utilidades e perigos e participa de atividades de relaxamento com danças e dramatizações.

Depois, com lanternas feitas de material reciclável e velas nas mãos, eles percorrem a trilha até o zoológico. Além de aprender mais sobre os animais que têm vida noturna, como jacaré, lobo-guará e a girafa entre outros, o grupo pode levar alimentos ao hipopótamo e à girafa.

O acantonamento deve ser agendado pelo telefone 3378-1515

Voltar ao topo