Deficientes visuais usam computador e produzem jornal especial

Através de uma parceria com a Secretaria Especial de Relações com a Comunidade e a implantação do ?Portal da Comunidade?, a Associação de Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar), em Curitiba, começa a oferecer aos seus membros o acesso a internet. Para que isso fosse possível, a entidade passou a usar um programa virtual, o ?Dosvox?, que adapta a necessidade que os deficientes visuais possuem. Para verificar os benefícios, o secretário Milton Buabssi esteve visitando a sede da entidade.

Os ?Dosvox? possibilita estabelecer um diálogo amigável – em vez de simplesmente ler o que está escrito na tela – através de programas específicos e interfaces adaptativas. Grande parte das mensagens sonoras emitidas pelo programa é feita em voz humana gravada, tornando o sistema com baixo índice de estresse ao usuário,mesmo que seja por uso prolongado. Além disso, a entidade está produzindo um novo jornal dirigidos aos deficientes visuais.

?Estamos promovendo a inclusão social e digital dos deficientes através do Portal da Comunidade, o que já fizemos antes com os deficientes físicos. Através da tecnologia disponibilizada, eles podem acessar os conteúdos oferecidos na internet, utilizando-os como uma pessoa sem a limitação?, avaliou o secretário Milton Buabssi.

Para Rodrigo Schmidt, coordenador do projeto Portal da Comunidade, iniciativas como essas permitem que mais pessoas tenham condições de usufruir das conquistas tecnológicas da sociedade, incluindo-as decisivamente.

Voltar ao topo