Peregrinos andam dezenas de quilômetros até Aparecida

Aparecida (AE) – Na Presidente Dutra, no trecho do Vale do Paraíba, os motorista tiveram que dividir a rodovia com os romeiros, que seguiam a pé hoje para Aparecida. Impulsionados pela fé, peregrinos do interior de São Paulo e da capital carregavam, além das dores nas pernas e das mochilas, cruzes e imagens. A maioria seguia sozinha, ou em duplas. Também havia alguns grupos.

O comerciante Antonio Marcelino Filho estava em um deles. Saiu de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo, no último sábado e chegou hoje ao Santuário Nacional de Aparecida, por volta das 13h30. "A emoção é muito grande, um sofrimento que vale a pena", disse se referindo aos 150 quilômetros percorridos com 54 pessoas da mesma cidade.

O grupo de Mogi das Cruzes caminhou cerca de oito horas por dia, comendo na estrada e dormindo em postos de combustíveis. "Eu estou cansado, mas posso dizer que este é o maior prazer da minha vida", disse o motorista Edson Luiz da Silva, que iniciou sozinho a romaria, há sete anos. "Eu vim agradecer por estar vivo, por ter saúde, por ter tantas graças enviadas por Nossa Senhora", diziam os fiéis. Amanhã (12) é o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Alguns quilômetros atrás, em Pindamonhangaba, estava um outro grupo, liderado pelo funcionário público estadual Antonio Gilberto da Silva, 39 anos. Cinco servidores da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) de São Paulo decidiram recorrer à Nossa Senhora Aparecida, a quem pedem a reintegração dos 1.700 trabalhadores demitidos pelo governo Alckmin em fevereiro deste ano.

"A esperança está nela (Nossa Senhora). A Justiça já determinou o retorno dos funcionários, que hoje estão passando fome, mas o governo ainda não acatou a determinação", afirmou Gilberto, que levava uma cruz.

A direção da Basílica não soube dizer quantos romeiros chegaram a pé ou de bicicleta a Aparecida, mas afirmou que foram muitos. Neste ano o Santuário Nacional oferece "de presente" aos peregrinos que chegaram à Basílica na véspera, um show com cantores da MPB como Guilherme Arantes, Elba Ramalho, Luciana Melo, Alcione e Joana. O show tem relação com o tema da festa A paz do mundo começa em nosso coração em paz. Neste ano também serão comemorados os 75 anos do Padroado de Nossa Senhora Aparecida e os 50 anos do início da construção da basílica, considerada o maior centro mariano do mundo.

Na missa festiva desta quarta-feira, às 10 horas, os cantores Guilherme Arantes, Alcione e Joanna voltam a se apresentar, desta vez no altar do Santuário Nacional, interpretando as músicas da missa. De acordo com a assessoria de imprensa, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, confirmaram presença. Além da celebração das 10 horas, outras cinco missas serão feitas, entre as 5h30 e as 16 horas. Três celebrações serão transmitidas pelas emissoras TV Cultura (8h), TV Aparecida (10h e 15h). A programação religiosa termina com uma procissão às 17 horas, seguida de show pirotécnico.

Voltar ao topo