Filha de Roberto Jefferson retira pedido de medalha para pai

Rio (AE) – A vereadora Cristiane Brasil (PTB), do Rio, filha do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), retirou hoje um requerimento apresentado quinta-feira (18) para homenagear o pai com a Medalha Pedro Ernesto, a maior comenda da capital fluminense. A desistência aconteceu após um grupo de vereadores, liderado por Edson Santos (PT), ter se manifestado contra a homenagem.

Mas Cristiane disse que não desistirá. Cada parlamentar carioca tem o direito de prestar homenagens, por ano, a cinco cidadãos com a medalha. Normalmente, a comenda é concedida em votação simbólica. "Geralmente, é aprovado por unanimidade, salvo quando há uma situação como essa criada pela vereadora", afirmou Santos, que exigiu votação nominal – que cada vereador declarasse se era contra ou a favor da honraria a Jefferson.

Como não houve quórum na quinta-feira, a votação foi adiada para hoje, mas a vereadora do PTB do Rio recuou. Cristiane tenta articular um acordo para homenagear o deputado do PTB do Rio, sem "expor os vereadores", como disse, e afirmou que volta a apresentar o pedido na próxima semana. "Não vou abrir mão. Meu pai é um homem inocente", afirmou. "Eu não agüento mais ficar calada. Essa medalha é uma forma de eu colocar-me ao lado do meu pai." O vereador do PT do Rio negou a possibilidade de um pacto e disse que pedirá a votação nominal sempre que ela apresentar uma nova solicitação.

"Acho inoportuno a Câmara homenagear o deputado Roberto Jefferson quando ele está sob processo de cassação no Congresso Nacional", argumentou Santos.

Para Cristiane, ele adotou uma postura pessoal, e não partidária, contra ela e o deputado do PTB. Santos nega. "Não tem nada de pessoal, é divergência política. A grande dificuldade é que ele é o pai da vereadora. Se não tivessem qualquer vínculo familiar, eu seria contra do mesmo jeito", disse. "É voto nominal. Se a maioria achar que ele deve receber, tudo bem.

Voltar ao topo