Programa Desperdício Zero é destaque no Fórum Social Mundial

O programa Desperdício Zero, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deverá servir como modelo para diversos estados e países que buscam solução para o problema do lixo. Durante o V Fórum Social Mundial, realizado em Porto Alegre, o secretário do Meio Ambiente Luiz Eduardo Cheida foi convidado a apresentar o funcionamento e os resultados alcançados pelo Paraná com o Programa Desperdício Zero.

Tendo como principais metas o fim dos lixões no estado e a redução em 30% na produção do lixo, o programa foi considerado ambicioso e chamou a atenção de profissionais de países como Chile, França, Peru, Cuba, Estados Unidos e Austrália. Além disso, técnicos das secretarias estaduais do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, santa Catarina, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro já protocolaram pedidos para receber cópias do projeto.

"O programa surpreendeu não só pelo fato de buscar o fim dos lixões, mas por estarmos conseguindo reduzir a o volume de lixo produzido apenas através de parcerias",disse Cheida.

O programa Desperdício Zero é a principal ação da Política Estadual de Resíduos Sólidos e, após a sua implantação, 57 municípios paranaenses passaram a ter aterro sanitário controlado, eliminando os lixões a céu aberto. Além de disponibilizar recursos, a Secretaria do Meio Ambiente elabora o projeto para construção do aterro e faz a capacitação dos técnicos que deverão operar os depósitos. Durante o mês de julho do ano passado, o Desperdício Zero, em parceira com o SEBRAE, capacitou mais de 670 agentes para atender 218 cidades do Paraná que já possuem aterros sanitários.

Além disso, para reduzir o volume de lixo gerado diariamente no Estado, a Secretaria promoveu parcerias com a iniciativa privada para incentivar a reciclagem, reutilização e redução dos materiais produzidos. Fóruns setoriais foram realizados divididos entre os tipos de materiais recicláveis gerados pelas empresas parceiras como, por exemplo, Resíduos Rurais (agrotóxicos e dejetos de animais), Resíduos Sólidos Urbanos (recicláveis e materiais orgânicos), Resíduos da Área de Saúde, Resíduos Industriais, Pilhas e Baterias, Pneus, Construção Civil e Lâmpadas.

Conforme o secretário disse em sua palestra, a idéia da Secretaria do Meio Ambiente é que durante estes encontros as empresas troquem experiências e definam ações, baseadas na política estadual de resíduos sólidos.
Na área de resíduos rurais o destaque do Programa está no incentivo ao recolhimento de embalagens de agrotóxicos. No início de 2003 o Paraná ocupava a nona colocação em recolhimento de embalagens, saltando para a primeira posição em abril do mesmo ano e garantindo a colocação durante um ano e meio.

Somente entre os meses de janeiro e outubro de 2004 foram recolhidas 2.915 toneladas de embalagens – que correspondem a 23,5% do total de embalagens recolhidas no País. Cada tonelada representa 25 mil embalagens retiradas do meio ambiente.

O secretário Cheida afirmou em sua apresentação que a evolução no recolhimento é significativa. "Os agricultores paranaenses devolveram 91% a mais de embalagens em relação ao ano de 2003, passando de 1.525 toneladas para as atuais 2.915 toneladas", complementou. São ações como esta, desenvolvidas pelo governo do Estado, que tornam o Paraná referência para todo o Brasil. 

Voltar ao topo