Japão diz que relaxamento do BoJ contribui para atingir meta de inflação

O ministro das Finanças japonês, Taro Aso, elogiou nesta sexta-feira a mais recente decisão de relaxamento monetário do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), ao dizer que isso contribui para o objetivo compartilhado de atingir uma inflação moderada.

“O governo saúda” a medida de relaxamento adicional do BoJ, ao dobrar o montante de compras de fundos de índices de ações (ETFs, na sigla em inglês). Aso emitiu comunicado, no qual disse que a ação pode ajudar a reduzir incertezas sobre a economia global e os mercados financeiros.

Aso está em Paris para participar de um diálogo financeiro bilateral com o ministro das Finanças francês nesta sexta-feira. “O governo espera que o Banco do Japão continue a trabalhar para alcançar sua meta de estabilidade de preços”, disse o comunicado.

O ministro japonês enfatizou que o governo faz sua parte, ao dizer que Tóquio está no processo de elaborar um pacote de estímulos econômicos audacioso e abrangente.

O governo disse que “trabalhará em parceria próxima com o Banco do Japão” para atingir um crescimento sustentável e inflação na meta, ao utilizar ferramentas políticas de política monetária e fiscal e programas de reformas estruturais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo