Metalúrgicos do ABC realizam manifestação nesta quarta em defesa do emprego

Metalúrgicos da região do ABC realizam nesta quarta-feira, 1, manifestação em São Bernardo do Campo em defesa do emprego. Os atos estão marcados para ocorrer em frente às empresas Mercedes-Benz, Ford e Scania, com uma caminhada para que haja um encontro dos trabalhadores das três montadoras. A concentração tem início às 7h, na Ford.

O setor automotivo tem sido um dos mais afetados pela crise econômica no Brasil. Com a queda na venda e na produção de veículos, as montadoras demitiram 11,2 mil funcionários nos 12 meses encerrados em abril, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Além disso, algumas montadoras têm sinalizado que não pretendem mais utilizar instrumentos de manutenção do emprego, como o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), do governo federal. No fim de abril, o presidente da Mercedes-Benz no Brasil, Phillipp Shiemer, disse que o programa perdeu utilidade para a empresa. Em razão disso, o executivo afirmou que a adesão ao instrumento parece “impossível” de ser renovada.

Voltar ao topo