BC da Turquia terá como foco estabilidade dos preços

O Banco Central da Turquia afirmou nesta terça-feira que continuará a se concentrar na estabilidade dos preços, enquanto mantém uma política de apoio à estabilidade financeira. “As medidas macroprudenciais implementadas nos últimos anos e a disciplina fiscal predominante têm aumentado a resiliência da economia a choques globais”, afirmou a instituição em seu relatório semestral sobre estabilidade financeira.

O BC turco disse que, graças a medidas preventivas em vigor, os vencimentos dos empréstimos estrangeiros do setor bancário continuam a ser ampliados, o que aumenta a resistência dos bancos contra flutuações na liquidez cambial.

A instituição também afirmou que a tendência de crescimento moderado e estável está mantida, enquanto o saldo corrente continua a melhorar, com avanços em termos de comércio, crescimento modesto nos empréstimos aos consumidores e uma política monetária prudente.

A economia turca cresceu 4% em 2015, o que superou as expectativas. Agora, há expectativa de desaceleração para 3,5% neste ano.

Na semana passada, o banco central cortou a taxa de juros pelo terceiro mês consecutivo, em meio a pressões políticas para impulsionar o crescimento, mesmo com os riscos disso para a inflação. O BC turco disse também que a volatilidade continua a existir nos mercados globais. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo