Sondagens de confiança serão regidas por CNAE 2.0 a partir de novembro, diz FGV

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) anunciou na manhã desta terça-feira, 13, que as sondagens de confiança produzidas pela instituição passarão por mudanças a partir das edições de novembro de 2015. As classificações de segmentos e atividades serão regidas, a partir de agora, pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 2.0.

No caso das sondagens de Serviços, Comércio e Construção, implantadas a partir de 2008 e regidas pela versão 1.0 da CNAE, as alterações serão discretas, apontou a FGV.

Já no caso da Sondagem da Indústria, a mudança será mais significativa, pois os dados vêm sendo produzidos a partir da Classificação de Atividades Industriais de 1985 – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A série atualizada retroagirá até 2001.

“A passagem para a classificação setorial mais atualizada não incorrerá em perdas na quantidade de séries disponíveis aos usuários e será acompanhada de alguns aperfeiçoamentos metodológicos, como o uso do algoritmo X13 para realização dos ajustes sazonais. Na grande maioria dos casos, no entanto, estas atualizações não provocarão mudanças expressivas nas principais séries das sondagens do Ibre/FGV”, diz a instituição.

Notas metodológicas adicionais e outros detalhes sobre a migração das sondagens para a CNAE 2.0 serão disponibilizadas em novembro.

Voltar ao topo