Vaga disputada

Comércio vai contratar 50% menos temporários. Dica é se qualificar!

Não está sobrando emprego e se a ideia é buscar uma oportunidade entre as vagas temporárias, saiba que é fundamental parar de lamentar a situação e arregaçar as mangas pra se destacar. Isso porque a tendência é que, na média, haja o dobro de candidatos disputando o mesmo lugar ao sol em Curitiba.
Segundo os dados divulgados ontem pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), somente 14,5% das empresas do varejo têm interesse em ofertar esse tipo de vaga. Em 2014, no mesmo período, esse percentual era de 29,4%.

Dentro do que a pesquisa revelou, sete em cada dez empresários (72,7%) daqui não pretendem abrir novas vagas por conta das vendas de final de ano e, 12,8% ainda não sabem, devido à retração de 4,5% nos resultados do setor desde o início do ano. “Por enquanto, não existe nenhum sinal de melhora que indique um bom final de ano pro comércio, mas todos nós torcemos pra que essa previsão esteja errada”, admite o diretor de planejamento e gestão da Fecomércio-PR, Rodrigo Rosalem.

Os dados trazidos pela Fecomércio-PR não são os únicos. A pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP)/Datacenso também confirmou que seis em cada dez comerciantes de Curitiba (57%) não devem contratar mão-de-obra temporária neste fim de ano. No país, os números revelados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) são ainda piores, uma vez que nove em cada 10 (88%) não vão contratar funcionários pra essa época.

Na contramão dos números

O presidente da ACP, Antonio Miguel Espolador Neto, recomenda que os comerciantes analisem bem se o quadro de funcionários dará conta de atender bem os clientes. “Se faltar gente pra atender, a loja vai perder mais venda”, alerta.

Pela primeira vez, o Senac vai promover, no próximo dia 21, em Curitiba, uma feira com palestras e atividades com foco na empregabilidade. Pra participar do evento, que será totalmente gratuito, basta se inscrever no site www.pr.senac.br, a partir do dia 13. “Haverá um estande com vagas cadastradas em nosso banco de oportunidades e ao mesmo tempo a apresentação de cursos rápidos que garantam a qualificação”, garante o assessor de relacionamento com o cliente do Senac, Solan Arantes Valente.

Segundo ele, os cursos têm valor acessível (entre R$ 200 e R$ 400) e a carga horária é pensada pros profissionais já terem um curso concluído na metade de novembro. Outro foco da feira será a divulgação dos cursos que permitam a geração de renda e o empreendedorismo, já que com menos vagas temporárias, a saída pra muitos é arriscar em um negócio próprio como produção de panetones e bolachas natalinas.

Abertas

Seguindo o rastro das oportunidades, o Paraná Online foi atrás de empresas que vão contratar temporários ou já estão com vagas abertas há muito tempo, por falta de profissionais qualificados. É o caso da Adornié Ambientes, empresa especializada em revestimentos de parede, cortinas, persianas, tapetes e colchas.
Do mesmo modo que a diferenciação garantiu um crescimento de 30% no faturamento da empresa neste ano, também aumentou a necessidade de contratar uma costureira especializada em colchas e cortinas. “Iniciamos as atividades com serviços terceirizados, mas há um ano procuramos um profissional pra ocupar a vaga tamanha a demanda, só que até agora não conseguimos”, admite o empresário Gustavo Celante.

Além da vaga de costureira, existe outra pra instalador de papel de parede. Em ambas, o principal requisito é qualidade na execução do serviço. Interessados podem enviar o currículo pra financeiro@adornie .com.br.

<,table class="image_table" align="center">

Diversificação e criatividade

A JRD Logística de Marketing, empresa especializada em logística de marketing promocional, diversificou os serviços e apostou justamente em saídas como “live marketing” (que proporciona experiências de consumo) pra cativar clientes.

Como resultado, este último trimestre deve registrar 10% de aumento em relação a 2014, e pelo menos seis novos profissionais de nível médio com experiência em logística serão necessários pra dar conta das ações planejadas.

“Diversificamos os serviços e com o ‘live marketing’ atingimos o cliente de forma mais marcante e com menos custo”, comenta o diretor administrativo Daniel Paschoal.

Quem quiser se candidatar às vagas deve enviar o currículo pro e-mail thaiane @jrdlogisticademarketing.com.br.

Pra dinâmicos

Mesmo registrando 40% de queda nas vendas deste ano, a Polo Wear do Shopping Estação também aposta em ampliação de quadro como forma de melhorar os resultados. “Vamos contratar de cinco a seis temporários, mas com chances de efetivar aqueles que mostrarem dinamismo e disposição pro trabalho, porque mesmo na crise, encontramos muita gente que só quer ocupar a vaga”, afirma o gerente Lindomar Oliveira. As vagas na Polo Wear buscam jovens com experiência em atendimento ao público e idade entre 18 e 25 anos pra cargos de repositor de estoque, caixa e auxiliar de lojas. Os currículos podem ser enviados pro estacao@polowear.com.br.

Paraná Online no Facebook