Atividade do comércio fica estagnada em setembro, revela Serasa Experian

Consumidores brasileiros adotaram um pouco mais de cautela na hora de gastar no mês passado. Dados da Serasa Experian mostram que o índice que mede a atividade do comércio no País ficou estagnado em setembro em relação a agosto, na série ajustada sazonalmente. Na comparação com setembro de 2014, o movimento de consumidores nas lojas caiu 2,6% e subiu 1,4% no acumulado de 2015 até o nono mês do ano. No entanto, a entidade pondera que a alta é a pior em 12 anos.

De acordo com a Serasa, o crescimento do desemprego, a queda da massa real de rendimentos, a confiança baixa, taxa de juros elevada, além do crédito caro e escasso estão inibindo a intenção de compra dos consumidores.

Os segmentos mais afetados em setembro foram os de veículos, motos e peças, com registro de queda de 1,9%; tecidos, vestuário, calçados e acessórios, com declínio de 1,5%; material de construção, que mostrou retração de 0,4%; e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,3%).

Os únicos que apresentaram resultado positivo foram as atividades de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (0,6%) e o de combustíveis e lubrificantes (0,3%).

Voltar ao topo